Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

EUA e Brasil suspendem aviões Boeing após incidente

Cerca de 171 aviões Boeing 737 MAX 9 serão inspecionados após incidente no Alaska Airlines. Medida também afeta os voos da United e Copa Airlines

Por Luana Zanobia Atualizado em 7 Maio 2024, 16h33 - Publicado em 7 jan 2024, 13h27

Reguladores dos Estados Unidos anunciaram a suspensão temporária de 171 aviões Boeing 737 MAX 9 para verificações de segurança, após uma explosão no painel da cabine que forçou um pouso de emergência de um jato da Alaska Airlines. O incidente ocorreu durante o voo de Portland, Oregon, para Ontário, Califórnia, resultando na retirada de um pedaço da fuselagem do lado esquerdo do avião. Com apenas oito semanas em serviço, a aeronave transportava 171 passageiros e seis tripulantes, resultando em ferimentos para alguns passageiros.

Tanto a Alaska Airlines quanto a United Airlines interromperam o uso de alguns MAX 9 após inspeções. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) iniciou uma investigação sobre a aparente falha estrutural, que deixou um buraco retangular na fuselagem. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também suspendeu neste domingo, 7, o uso da aeronave Boeing 737 Max 9. O modelo é usado em voos internacionais no aeroporto de Guarulhos pela Copa Airlines.

A Alaska Airlines possui 65 aeronaves e a United Airlines conta com 79 aviões do modelo em sua frota. A Alaska cancelou 160 voos, afetando 20% das viagens programadas, enquanto a United cancelou 115 voos, representando 4% das partidas. As interrupções devem durar pelo menos até meados da semana, conforme declarou a Alaska Airlines. A Boeing enfrenta mais um desafio enquanto tenta se recuperar de crises de segurança e impactos da pandemia. A FAA não descartou a possibilidade de novas ações à medida que a investigação prossegue.

*Com Reuters

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.