EUA teve 8,18 milhões de vagas de emprego abertas em junho, diz relatório
Número se manteve estável em relação a maio e levemente acima das projeções

Os Estados Unidos registrou 8,18 milhões de empregos de vagas de emprego abertas em junho, informou o relatório Jolts divulgado nesta terça-feira, 30, pelo Departamento do Trabalho americano. O dado permanece estável em relação a maio, de 8,23 milhões de vagas – o número foi revisado desde a medição anterior, que marcava 8,14 milhões.
O dado de junho veio levemente acima da projeção dos analistas (8,02 milhões, segundo a LSEG), mas representa uma queda em relação a junho de 2023, quando o país registrou 9,58 milhões de vagas abertas.
Durante o mês, tanto o número de contratações (5,3 milhões) quanto de desligamentos (5,1 milhões) permaneceram estáveis.
O relatório Jolts é o primeiro de uma bateria de dados de emprego divulgados esta semana, e pode ser utilizado pelo Fed para balizar sua percepção sobre o desempenho econômico do país. Um mercado de trabalho aquecido costuma estimular o consumo da população e, consequentemente, pressionar a inflação – em especial, o grupo de serviço.
Com a inflação pressionada, o Fed tem menos espaço para iniciar seu ciclo de corte de juros. Por isso, o mercado acompanha a divulgação destes dados com atenção, esperando por sinais de que o mercado de trabalho perde força no país.
Amanhã, às 9h15, será divulgado o ADP de junho, relatório de criação de empregos no setor privado. Na sexta-feira – já passada a reunião do Fed desta semana – será divulgado o Payroll de junho, o principal relatório de empregos do país.