Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

‘Febre’ do álbum da Copa cria pontos de troca em shoppings e bancas

Em alguns shoppings, há regras pré-estabelecidas para a troca de cromos entre colecionadores

Por Da Redação
Atualizado em 18 abr 2018, 17h41 - Publicado em 18 abr 2018, 08h38

A ‘febre’ da troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo está criando pontos de encontro entre colecionadores. De olho nesse movimento, shoppings centers e bancas de jornal criaram dias específicos para troca de figurinhas.

Entre os shoppings que aderiram à moda estão o Eldorado, o Central Plaza e o ABC. No Eldorado, as trocas podem ser efetuadas até junho no espaço criado exclusivamente para esse fim no 2º subsolo – de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos e feriados, das 14 às 20 horas.

No Shopping ABC, o lounge de trocas funcionará até 15 de julho, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos e feriados, das 12 às 20 horas. O local funciona no piso 2. No Central Plaza, as trocas de figurinhas acontecem até 20 de maio na praça de eventos. Entre as regras de troca do Central Plaza é que as figurinhas comuns e brilhantes deverão ser trocados por cromos de característica iguais.

Bancas de jornal também colocaram mesinhas na calçada para reunir colecionadores interessados em trocar suas figurinhas. No final de março, o Museu do Futebol promoveu um evento de troca de figurinhas. No Facebook, há vários grupos destinados a esse fim. Nas escolas, pais organizam grupos no WhatsApp para facilitar a permuta – e seus filhos efetuam a permuta no dia seguinte. Nos locais de trabalho, funcionários usam o horário livre para preencher o álbum com os cromos dos colegas.

Para organizar a quantidade de figurinhas que faltam ou são repetidas, os colecionadores recorrem basicamente a dois métodos: aplicativos de internet ou marcam os números em folhas de papel. Entre os aplicativos disponíveis, os mais populares são o Coleciona e o Panini Sticker Album.

Continua após a publicidade

Tanto interesse faz sentido. Cálculos feitos por estatísticos mostram que um colecionar solitário – que não troca nem compra diretamente da editora – gastará cerca de 2.000 reais para completar o álbum, que possui 682 figurinhas. Mas se ele trocar com outros torcedores, o custo pode diminuir.

É preciso comprar bem mais que essa quantidade para completar o álbum. “Isso acontece porque existe o processo de repetição. Mesmo que não venham figurinhas repetidas no mesmo envelope, sempre há repetição”, diz Sebastião Amorim, professor do departamento de estatística da Unicamp.

O cálculo feito por Amorim considera que não existem figurinhas raras. Ou seja, todas têm a mesma probabilidade de serem encontradas. Para isso acontecer é preciso que a produção e distribuição de figurinhas seja feito de modo uniforme, com a mesma frequência e quantidade. “Se a distribuição não for homogênea, por exemplo, pode haver escassez de determinadas figurinhas em algumas regiões”, afirma o professor.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.