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FGTS: Trabalhadores encontram divergências em conta inativa

Entre os motivos para divergência de informação estão informações incorretas sobre o fim do vínculo empregatício

Por Thaís Augusto 10 abr 2017, 16h11
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  • Muitas das pessoas que foram hoje até uma agência da Caixa Econômica Federal para sacar a conta inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) encontraram divergência entre o valor consultado no aplicativo e o liberado para pagamento. Esse é o caso da professora de educação física Nadia Regina Matuck, 56.

    Segundo ela, o valor liberado para saque não bate com a consulta que ela fez antes. Nadia diz que pretende dividir o dinheiro que sacar entre os dois filhos.

    A auxiliar de enfermagem Marineusa Simão, 58, diz que o valor consultado pela internet não bate com o informado no caixa eletrônico de autoatendimento.

    “Tenho muitas dúvidas ainda em relação ao saque. Não sei ainda quantas contas tenho e o saldo delas mesmo”.

    A compradora Laís Lopes, 30, tem cerca de 6.000 reais para receber de contas inativas do FGTS. No caso dela, o problema é que uma das contas aparece como pendente. “Vim até a agência para checar como resolver isso. Deve ser problema com a empresa em que trabalhei.”

    Os analistas de suporte Gabriel Aguiar, 22, e Daniele Baltim, 30, voltaram pela segunda vez a uma agência da Caixa na tentativa de sacar a conta inativa do FGTS.

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    “Quando eu fiz a consulta do saldo, aparecia que eu não tinha conta inativa de uma empresa na qual trabalhei e vim resolver o problema”, conta Gabriel.

    “Só não está mostrando a conta inativa para fazer o saque”, completa Daniele. “A Caixa pediu para gente tirar xerox de um monte de documento para retornar”.

    Gabriel tem duas contas inativas, somando cerca de 1.480 reais. Ele pretende pagar dívidas e investir para fazer um intercâmbio para Londres em fevereiro de 2018.

    Daniele tem três contas inativas, mas não revelou o valor delas. Ela ainda não tem planos para o dinheiro. “Vou juntar”.

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    Divergências

    Segundo a Caixa, existem alguns motivos que explicam a divergência entre o valor consultado no aplicativo e o liberado para saque:

    -Contas inativas antigas: o aplicativo mostra todas as contas inativas, independentemente da medida provisória (MP) que liberou o saque das que ficaram inativas a partir de 31 de dezembro de 2015.

    -Erro sobre fim do vínculo empregatício: empregador não deu baixa no fim do contrato de trabalho e conta não aparece como inativa.

    -Erro de informação: empregador lançou alguma informação incorreta sobre o trabalhador.

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    Outro problema que o trabalhador pode descobrir é o de empresas que não fizeram o depósito do FGTS em sua conta. Nesse caso, ele é orientado primeira a buscar uma solução com o empregador. Se nada for feito, a solução é buscar ajuda em uma delegacia do trabalho ou sindicato da categoria.

     

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