Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

FMI reduz projeção de crescimento do Brasil a 0,2% em 2017

Estimativa recua em relação ao divulgado em outubro, e desempenho esperado para o país é menor que o projetado para América Latina

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h42 - Publicado em 16 jan 2017, 13h38

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para apenas 0,2% em 2017, ante uma alta de 0,5% prevista em outubro, segundo relatório divulgado neste segunda-feira. O cenário de praticamente estagnação neste ano vem, segundo o órgão, devido ao desempenho pior que o esperado em 2016. Para 2018, o Fundo manteve a projeção de avanço da economia brasileira em 1,5%.

 

A previsão deste ano para o brasil Brasil, que há dois anos passa por recessão, está abaixo do estimado para a América Latina e Caribe como um todo, cuja previsão é de avanço de 1,2%. A projeção de outubro do ano passado era de alta de 1,6%. Segundo o FMI, a piora no crescimento previsto para a América Latina “reflete, em certa medida, expectativa de recuperação mais fraca no curto prazo da Argentina e do Brasil, após desempenhos de crescimento mais baixos do que esperados no segundo semestre de 2016”.

A instituição também cita condições financeiras mais apertadas dos Estados Unidos, incerteza com relação ao México e a deterioração contínua na Venezuela como fatores de piora para a região. A previsão do FMI para a economia brasileira é mais pessimista do que mostra o Boletim Focus, do Banco Central. Nele, os analistas consultados esperam avanço para o PIB de 0,5% em 2017 e de 2,2% em 2018.

México

No caso do México, o Fundo estima avanço do PIB de 1,7% em 2017 e de 2,0% em 2018. Para os dois anos, houve uma redução na projeção de 0,6 ponto percentual. A economia mexicana deve ser fortemente afetada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que já mostrou que quer revisar acordos comerciais e construir um muro na fronteira entre os dois países.

O FMI também manteve suas previsões de crescimento global em relação a outubro, a 3,4% para 2017 e 3,6% para 2018. As estimativas estão acima dos 3,1% projetados em 2016, o ano mais fraco desde a crise financeira de 2008 e 2009.

(Com Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.