Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Focus: mercado aumenta projeção de crescimento após alta do PIB

Os analistas subiram a previsão para 2017, de 0,39% para 0,50%; o resultado do 2º trimestre, divulgado pelo IBGE na sexta, foi considerado positivo

Por Da redação
Atualizado em 4 set 2017, 09h39 - Publicado em 4 set 2017, 09h35

Os analistas do mercado financeiro subiram a projeção de crescimento da economia em 2017, de 0,39% para 0,50%, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira. A alta nessa estimativa é a segunda consecutiva, e ocorre após a divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo semestre. O crescimento de 0,2% no período, divulgado pelo IBGE na última sexta-feira, foi considerado positivo pelos economistas.

A previsão do Focus para o crescimento da economia no ano que vem permaneceu inalterada pela nona semana consecutiva, em 2%.

Em relação à inflação, os analistas consultados para o boletim voltaram a reduzir as expectativas para o avanço dos preços. A revisão ocorre na semana em que há decisão sobre os juros. As estimativas para o IPCA em 2017 caíram de 3,45% para 3,38%, segunda queda consecutiva. E, para o ano que vem, baixaram de 4,20% para 4,18%. O centro meta da inflação estabelecida pelo governo para este ano é de 4,5% – com a margem de tolerância, ela pode variar entre 3% e 6%.

Além do IPCA, que é o índice oficial usado pelo governo, houve queda nas estimativas dos economistas para os outros três indicadores de inflação analisados no Focus: o IPC-Fipe (de 3% para 2,99%), o IGP-M (de -0,76% para -0,86%) e o IGP-DI (-1,04% para -1,07%). Os quatro índices são usados pelo mercado para monitorar o comportamento dos preços. Os números são diferentes entre si pois as metodologias e as instituições responsáveis pelos cálculos são distintas.

A inflação em ritmo mais fraco tem motivado o Copom a reduzir a taxa básica de juros – a Selic -, atualmente em 9,25% ao ano. O Comitê se reúne entre os dias 5 e 6 para deliberar sobre o assunto. A expectativa do mercado, segundo o Focus, é que haja um novo corte, para 8,25%. As estimativas para a Selic ao fim de 2017 e 2018 permanecem em 7,25% e 7,50%, respectivamente.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.