Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Focus: mercado reduz projeção de inflação e mantém PIB

Primeiro boletim do ano estima ritmo menor de aumento de preços que nas previsões anteriores e mantém expectativas de PIB para 2016 e 2017

Por Da redação
Atualizado em 9 jan 2017, 08h59 - Publicado em 9 jan 2017, 08h52

No primeiro Boletim Focus do ano, o mercado financeiro reduziu as estimativas de inflação oficial para 2016 e 2017. As apostas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o ano passado caíram para 6,35% ante 6,38% na projeção anterior, a nona queda seguida. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o IPCA de dezembro e o acumulado do ano nesta quarta-feira. Em relação a 2017, a expectativa baixou para 4,81% ante 4,87% do Boletim Focus anterior.

Se confirmada a aposta dos economistas divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central, a inflação oficial fechará dentro do teto da meta – de 6,5%, sendo que o centro é de 4,5% – após ter ficado em 10,67% em 2015. Para este ano, o centro da meta permanece em 4,5%, mas a margem de tolerância é de 1,5 ponto percentual, o que faz com que o teto seja de 6%.

A produção industrial teve alta nas projeções de crescimento em 2017, de 0,68% para 1%. Os economistas mantiveram a aposta de retração de 3,49% no ano passado e de alta de 0,5% para este ano.

Em relação à Selic, outro dado divulgado nesta semana, as estimativas são de que o Copom cortará os juros básicos em 0,5 ponto percentual, para 13,25%. Esta é a oitava semana consecutiva que a estimativa para a Selic permanece inalterada. O BC vem sinalizando que aumentará o ritmo de cortes após duas reduções de 0,25 ponto percentual em outubro e novembro. A Selic é a taxa usada como referência para definir os juros pagos em diversos contratos do sistema financeiro, de empréstimos para a compra de imóveis a cartões de crédito.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.