As estimativas do mercado financeiro para a inflação tiveram queda pela primeira vez após cinco semanas seguidas de alta. As apostas para o IPCA caíram de 3,51% para 3,45%, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira. O centro da meta definido pelo governo para este ano é de 4,5% – com piso de 3%, devido à faixa de tolerância de 1,5 ponto porcentual.
Em relação à expectativa para a atividade econômica, os analistas consultados pelo Focus subiram as previsões para o PIB em 2017 de 0,34% para 0,39%. O aumento acontece após seis semanas consecutivas de estabilidade. O IBGE divulga na sexta-feira o resultado do PIB do segundo trimestre do ano. A previsão para 2018 do Boletim Focus continua em 2%.
Os analistas também reduziram as estimativas para a taxa básica de juros – a Selic – de 7,50% para 7,25%. A baixa ocorre após 2 semanas de estabilidade. A Selic é usada como referência para várias taxas de juros no mercado financeiro. A taxa está atualmente em 9,25%, e a próxima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), do Banco Central, está marcada para os dias 5 e 6 de setembro.