Os gastos de brasileiros no exterior caíram 3,7% em 2019, informou nesta segunda-feira, 27, o Banco Central. Segundo os dados, o gasto no exterior em viagens foi de 17,593 bilhões de dólares em todo o ano, abaixo dos 18,265 bilhões de dólares em despesas em 2018. É o maior valor desde 2016, quando os brasileiros gastaram 14,496 bilhões de dólares no exterior.
A queda de despesas de brasileiros no exterior no ano passado coincide com o aumento na cotação do dólar, que acumulou alta de 3,5%. A moeda, porém, oscilou muito durante o ano, chegando a valer 4,25 reais em novembro. Com o dólar alto, as viagens de brasileiros ao exterior ficaram mais caras. Isso acontece porque as despesas com passagens, hotéis e passeios são cotadas na moeda americana, além disso, o gasto com dinheiro em espécie também fica mais caro. porque as passagens e as despesas com hotéis, por exemplo, são cotadas em moeda estrangeira. O papel moeda também fica mais oneroso.
Nesta segunda-feira, o dólar opera em alta, seguindo os mercados externos e a preocupação com a evolução do coronavirus na China. Por volta das 10h25, a moeda americana subia 0,8%, vendida a 4,22 reais.
Estrangeiros no Brasil
Ainda segundo o Banco Central, em 2019, os estrangeiros gastaram 5,913 bilhões de dólares durante viagens ao Brasil, valor praticamente estável na comparação com o ano de 2018 (5,921 bilhões de dólares). Para estimular o turismo no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro assinou no começo do ano passado um decreto para dispensar o visto de visita para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão que viajarem ao Brasil. Havia a expectativa que o presidente anunciasse a isenção de visto para turistas indianos durante visita ao país, o que não ocorreu.