Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

GM propõe redução salarial de até 25% em São José dos Campos

Proposta foi feita em decorrência da crise do novo coronavírus. Sindicato é contra e uma nova reunião está agendada para a próxima quarta-feira, 1°.

Por Diego Gimenes
Atualizado em 30 mar 2020, 19h03 - Publicado em 30 mar 2020, 17h39

A General Motors (GM), propôs na manhã desta segunda-feira, 30, a adoção de um regime especial de trabalho, o chamado lay-off, em que os contratos são suspensos temporariamente. A proposta vale para os 3.800 funcionários da fábrica de São José dos Campos e prevê ainda uma redução de até 25% nos salários, de acordo com a faixa de cada trabalhador. As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

ASSINE VEJA

Coronavírus: a salvação pela ciência
Coronavírus: a salvação pela ciência Enquanto os melhores laboratórios do mundo entram em uma luta bilionária contra a doença, países trazem experiências bem-sucedidas para que a vida e a economia voltem à normalidade ()
Clique e Assine

A GM, assim como outras montadoras, enfrenta os impactos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Os funcionários já estão em férias coletivas, medida reivindicada pelo sindicato para evitar a proliferação da doença na fábrica, no entanto, a ideia era que isso fosse feito por meio de licença remunerada e sem redução de salários.

A proposta foi apresentada aos trabalhadores na tarde desta segunda-feira, 30, por transmissão online. O regime especial passaria a valer a partir de 14 de abril, e segundo o sindicato, que já se mostrou contrário à medida, comprometeria a renda dos funcionários durante quatro meses. Nesse período, uma parte dos salários seria paga pela própria GM, e outra pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

O vice-presidente do sindicato, Renato Almeida, reclama que a GM tem caixa para manter os vencimentos dos trabalhadores. “A General Motors não precisa reduzir salários. É a primeira em produção de automóveis no país. Os trabalhadores têm o direito de permanecer em casa e receber o salário na íntegra”. Uma nova reunião entre GM e sindicato está marcada para a próxima quarta-feira, 1°.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.