Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Gol e Avianca se unem e criam nova gigante da América Latina

Fusão das empresas resulta na criação do Grupo Abra; companhias vão continuar operando de forma independente com suas respectivas marcas

Por Luana Zanobia 11 Maio 2022, 11h30

A companhia área brasileira Gol e a Avianca, da Colômbia, anunciaram na manhã desta quarta-feira, 11, a fusão das empresas, resultando na criação do Grupo Abra. O acordo deve criar uma nova gigante do transporte aéreo na América Latina.

Embora as companhias passem a ser controladas por um mesmo grupo, elas continuarão operando de forma independente, mantendo suas respectivas marcas e culturas. Também farão parte desse novo grupo a Viva Air, da Colômbia, e Sky Airline, do Chile, ambas empresas low cost da Avianca.

A união vai criar uma maior malha aérea aos passageiros e contribuir com a redução dos custos operacionais. “O Grupo Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração, e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, destaca o comunicado. A Gol possui uma frota de 142 aeronaves e a Avianca de mais de 110 aeronaves, sendo líder na Colômbia, América Central e Equador.

Os custos para o usuário também tendem a ser menores em um momento em que os preços estão escalando em decorrência da inflação e dos altos preços dos combustíveis. “Juntas, Avianca e GOL serão a base de uma malha pan-latinoamericana de companhias aéreas com o objetivo de ter o menor custo unitário em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios sinérgicos”, diz o comunicado.

O Grupo Abra será uma empresa de capital fechado, com sede no Reino Unido, e terá como CEO o fundador da Gol, Constantino de Oliveira Junior, e a presidência do conselho de administração será comandada por Roberto Kriete, cofundador e maior acionista da Avianca. A fusão ainda está pendente do aval dos órgãos reguladores, mas a expectativa é a transação seja concluída ainda no segundo semestre deste ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.