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Golpe do ovo de Páscoa no WhatsApp já afeta mais de 300 mil

Quem cai em falsas promoções pode ter seus dados roubados e utilizados em compras com cartão

Por Da redação
Atualizado em 14 mar 2018, 16h51 - Publicado em 14 mar 2018, 16h20
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  • Barras de chocolate em camadas
    O novo golpe promete um voucher de 800 reais para ser trocado por chocolates de Páscoa (Istock/Getty Images)

    Os hackers não se cansam de aproveitar as datas comemorativas para disseminar novos golpes. A festividade da vez é a Páscoa. O novo golpe promete um voucher de 800 reais para ser trocado por chocolates de Páscoa.

    Enviado por mensagem de WhatsApp, o golpe pedia que as pessoas respondessem a três perguntas sobre Páscoa: 1) qual presente é comum receber na Páscoa?; 2) o coelho da Páscoa simboliza o quê? e 3) que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?.

    Segundo a PSafe, empresa de segurança digital, os hackers utilizam essas perguntas para dar ao golpe a aparência de promoção verdadeira. Ao responder as perguntas, independentemente das respostas, e aceitar o suposto presente, o usuário autoriza o recebimento de notificações de hackers em seu celular.

    “Tanto a URL que está circulando pelo aplicativo de mensagens quanto os falsos e-commerces têm como objetivo roubar dados pessoais e financeiros para depois utilizá-los em outros golpes, como inscrição em serviços pagos de SMS e compras nos cartões de crédito das

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    Pelos cálculos da empresa, ao menos 300 mil pessoas foram atingidas pelo golpe do chocolate de Páscoa nas últimas 24 horas.

    Para não cair nessas armadilhas, o especialista recomenda a adoção de programas de segurança que disponibilizam a função anti-phishing – para bloquear a tentativa de roubo de dados.

    “Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas que elas indicam pertencer”, afirma Simoni.

    Golpe digital
    Golpe digital realizado durante a páscoa engana consumidores (//Reprodução)
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