Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Google lança sistema de pagamento por smartphone

Para realizar um pagamento, basta encostar o celular em uma maquininha e esperar a mensagem de compra autorizada

Por Thaís Augusto Atualizado em 4 jun 2024, 19h23 - Publicado em 14 nov 2017, 14h59

O Google lançou nesta terça-feira o Android Pay, aplicativo que substitui o cartão de crédito ou débito na hora do pagamento. A novidade permite que o usuário conclua transações ao aproximar o smartphone das maquininhas de cartões. O recurso acaba com a necessidade de inserir o cartão na máquina e digitar uma senha.

Para usar a ferramenta, o usuário precisa fazer o download do Android Pay (disponível para sistemas operacionais com Android KitKat 4.4 ou versões posteriores) e cadastrar dados dos cartões de crédito e débito. Por enquanto, o aplicativo aceita apenas cartões com a bandeira Visa do Banco do Brasil (crédito e débito), Caixa (débito), Neon (débito), Porto Seguro (crédito) e Brasil Pré-Pagos (débito).

O Google informou que o recurso será disponibilizado em breve para as bandeiras Mastercard e Bradescard.

Na hora do pagamento, basta encostar o smartphone em uma máquina de cartão e esperar a mensagem de compra autorizada – essa tecnologia é conhecida como NFC (Near Field Technology) ou pagamento por aproximação.

Continua após a publicidade

No Android Pay, compras de até 49 reais não solicitam uma confirmação de segurança, como um código por SMS. Para transações acima desse valor, o Banco do Brasil, por exemplo, solicita que o consumidor digite a senha do cartão no próprio aplicativo do banco.

Já para transações com o cartão de débito da Caixa, o usuário precisa digitar a senha do cartão na própria maquininha.

Android Pay

“Para o consumidor, os benefícios mais óbvios hoje são a rapidez, a simplicidade, porque ele não precisa pegar o cartão, e a segurança. Com o Android Pay o número do cartão da pessoa não é utilizado. Na hora da transação é criado um número virtual e esse sim é usado. Isso diminui fraudes e clonagens”, afirmou o diretor de parcerias estratégicas do Google, Alessandro Germano.

Continua após a publicidade

O Android Pay também permite aos usuários acompanharem os pagamentos pelo aplicativo e bloquear os dados inseridos em caso de roubo ou perda.

O Brasil é o 17º país a receber o Android Pay, que já atua em países como Espanha, Rússia e Japão. A primeira nação a ganhar o recurso foi os Estados Unidos, em setembro de 2015.

Estabelecimentos

Algumas empresas firmaram parceria com o Google para oferecer suporte ao Android Pay a partir desta terça-feira. É o caso do Carrefour, que já habilitou 133 lojas dos formatos hipermercados, supermercados e express nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Até o final do ano, a empresa pretende levar o recurso do Android Pay para todos os estabelecimentos do Brasil. “[Buscamos] iniciativas que melhoram a experiência de compra do consumidor. A gente já vem há três, quatro anos reduzindo enormemente a questão da fila. Isso é uma meta importante e esse meio de pagamento com certeza vai ajudar a agilizar as filas”, afirmou a diretora de marketing do Carrefour, Silvana Balbo.

Continua após a publicidade

Outras empresas habilitadas para receber os consumidores do Android Pay são a Casa do Pão de Queijo, Drogasil, Rei do Mate, Café do Ponto, Hering, Ipiranga e Kalunga.

https://www.youtube.com/watch?v=l0tbRIwAMqA

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.