Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Governo adia ‘Enem dos concursos’ após temporais no Rio Grande do Sul

Nova data ainda não foi definida. Governo argumenta que adiamento preserva a segurança física de candidatos do RS e segurança jurídica do exame

Por Larissa Quintino Atualizado em 8 Maio 2024, 14h01 - Publicado em 3 Maio 2024, 15h41

O governo federal anunciou nesta sexta-feira, 3, o adiamento do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos concursos”.

A prova estava agendada para ocorrer neste domingo, dia 5, mas foi adiada devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.  Ao todo, 2,1 milhões estão inscritas no concurso unificado. A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que a nova data deve ser anunciada posteriormente.

“Essa decisão busca, justamente, garantir a integridade dos participantes. Além da física, também confere a segurança jurídica do concurso”, afirmou a ministra em entrevista coletiva. ‘Essa é uma decisão para atender todos os candidatos, claro que solidários ao RS, mas preserva a todos”.

Segundo a ministra, as provas já estavam nos Estados e desde a quinta-feira começaram a ser distribuídas nas cidades. 65% das cidades já haviam recebido o exame. A ideia do governo é “recentralizar” as provas após conversas com Correios, Cesgrario e Polícia Rodoviária Federal, para que as provas possam ser aplicadas posteriormente, sem necessidade de elaboração de uma nova aplicação. O governo não soube precisar o custo para o adiamento das provas.

De acordo com Dweck, todos os ministérios que tem vagas em aberto na disputa para o concurso, estão cientes do orçamento e que deve haver um impacto de um a dois meses para que haja o efetivo preenchimento das vagas.

Continua após a publicidade

O adiamento foi dependido pelo Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) pediu o adiamento nos locais atingidos pelas chuvas. Até quinta à noite, o governo federal manteve a aplicação geral da prova, conforme próprio posicionamento do Ministério da Gestão. Porém, abriu-se uma discussão pelo gabinete de crise criado no Palácio do Planalto para monitorar a situação das enchentes no Sul. Além do adiamento geral, havia a possibilidade de somente suspender a aplicação das provas no estado gaúcho.

Há um temor sobre a judicialização do concurso, isso porque o edital não prevê caso de desastres naturais. “A previsão não contemplava o grau de ineditismo dessa situação que ocorreu no país”, disse Dweck.

O “Enem dos concursos’

Continua após a publicidade

O Concurso Público Nacional Unificado centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. Ao todo, são 6.640 vagas em 21 órgãos públicos para a concorrência.

Os candidatos foram distribuídos em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, estavam previstas 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos fariam as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.

Continua após a publicidade
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.