Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Governo corta taxa de importação no desespero de frear a inflação

Ministério da Economia reduziu a taxa de importação para 11 produtos em uma tentativa de controlar a escalada dos preços

Por Luana Zanobia Atualizado em 11 Maio 2022, 22h03 - Publicado em 11 Maio 2022, 17h09

O Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira, 11, o corte do imposto para importação, contemplando uma lista de 11 produtos. A medida visa frear a inflação, que continua a escalar mesmo com a política contracionista adotada pelo Banco Central de elevação na taxa básica de juros, a Selic, no patamar de 12,75%.

As taxas de importação serão zeradas para os seguintes itens: carnes desossadas de bovinos congeladas, pedaços de frango, farinha de trigo, trigo, bolachas e biscoitos, produtos de padaria e pastelaria, milho em grãos e ácido sulfúrico. Terão redução de 10,8% para 4% a importação de produtos de aço (vergalhão CA 50 e CA 60), e de 12,6% para 4% o mancozeb técnico, um tipo de fungicida utilizado pela agricultura no controle de pragas.

A medida acontece em meio a enorme preocupação do governo com os dados de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril teve alta de 1,06%, maior que o esperado pelo mercado, de 1,01%. Com isso, a inflação acumula alta de 12,13% em doze meses.  “As últimas inflações mensais são as maiores do Plano Real e isso preocupa o governo, em especial durante ano eleitoral”, diz Davi Lelis, economista e especialista da Valor Investimentos.

O principal impacto na elevação do IPCA veio de alimentação e bebidas, que registrou a maior variação, de 2,06%. No ano, o item já acumula alta de 10%. Os bens industrializados também passaram a apresentar uma inflação mais persistente. “O item teve alta de 1,22% no mês e isso traz ainda mais pressão inflacionária para o cenário, muito por conta das cadeias de abastecimento que voltaram a ser impactadas com o lockdown na China, atrasando a entrega de insumos importantes”, diz Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos. A extensão da guerra adicionado a esse novo cenário de “Covid Zero” na China geram ainda maiores pressões inflacionárias em todo o mundo.

O governo Bolsonaro vem tentando por meio de políticas populistas frear a inflação, que vem minando sua popularidade entre o eleitorado. Recentemente, ele anunciou a ampliação da redução do Imposto sobre Produto Industrializado, o IPl, de 25% para 35%. Medida semelhante foi adotado por Lula em 2004. A medida, no entanto, foi suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) para produtos que também são fabricados na Zona Franca de Manaus. Nesta quarta-feira, 11, o governo exonerou do cargo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após novo reajuste no diesel. Nos últimos meses, demissões e exonerações foram observadas na Petrobras e nos ministérios em uma tentativa desesperada de intervir nos preços para controlar a inflação.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.