Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Governo reduz previsão de crescimento do PIB a 0,5% em 2017

A projeção para inflação deste foi ano foi revisada para alta de 4,3% no IPCA

Por Da redação
Atualizado em 22 mar 2017, 16h31 - Publicado em 22 mar 2017, 14h21

O Ministério da Fazenda reduziu sua previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) a 0,5%, metade da estimativa anterior (1%). Para 2018, a pasta projetou expansão da atividade em 2,5%.

A projeção para inflação ficou abaixo do centro da meta, com alta de 4,3% do IPCA neste ano – a previsão anterior era de crescimento de 4,7%. Para 2018, a estimativa para inflação é de 4,5%.

A última revisão dos números havia sido feita pelo governo no fim de novembro, mas sem menção a 2018. Os novos dados para 2017, contudo, não foram atualizados para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que ainda conta com estimativa de crescimento da atividade de 1,6% neste ano.

Agora, a expectativa para o PIB neste ano passou a ficar em linha com a alta do PIB de 0,48% prevista pelo mercado, segundo pesquisa Focus mais recente, realizada pelo Banco Central junto a diversos economistas.

A expressiva diferença de mais de 1 ponto porcentual entre o número que serviu de embasamento para a LOA e a projeção para o PIB divulgada nesta quarta-feira pela Fazenda dá pistas do impacto que deverá ser sentido na arrecadação.

Continua após a publicidade

A inflação mais baixa também deverá dar uma contribuição negativa neste sentido. A meta central para o avanço de preços na economia em 2017 é de um IPCA em 4,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos.

Os números corroboram a necessidade de contingenciamento no orçamento deste ano para que seja possível o cumprimento da meta de déficit primário de 139 bilhões de reais para o governo central. Esse anúncio deverá ser feito pelo governo nesta quarta-feira.

(Com agência Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.