Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Governo reduz previsão para o PIB de 2,97% para 2,5% em 2018

Revisão ocorre após indicadores apontarem que recuperação da economia é mais lenta que a esperada

Por Redação
Atualizado em 22 Maio 2018, 14h38 - Publicado em 22 Maio 2018, 11h25

O governo federal divulgou nesta terça-feira 22 novas projeções para a economia e reduziu a expectativa de crescimento para este ano. De acordo com as estimativas atuais, o produto interno bruto (PIB) deve ter alta de 2,5%, em 2018, menor que a a elevação de 2,97% prevista anteriormente. O dado está no relatório de despesas e receitas do segundo bimestre (março e abril).

Também houve mudanças na expectativa de inflação para o ano, medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Em relação ao primeiro bimestre, quando o índice estimado pelo governo era de 3,64%, agora a previsão é de que os preços subam, em média, 3,11%. O resultado, se confirmado, ficará abaixo do centro da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 4,5% em 2018.

Os dados comprovam a expectativa de retomada mais lenta da economia neste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), conhecido como a prévia do PIB, divulgado na semana passada, mostra que economia brasileira recuou 0,13% nos primeiros três meses deste ano na comparação com o quarto trimestre de 2017 (outubro a dezembro). 

As projeções do governo se aproximam da estimativa do mercado financeiro, anunciada no início da semana, que também ajustou expectativas para o crescimento do PIB e variação da inflação.

Em relatório divulgado nesta segunda-feira 21, os economistas do mercado financeiro aumentaram as projeções de inflação de 3,45% para 3,50%, conforme o Boletim  Focus do Banco Central. As projeções apontam para expansão no PIB de 2,50% neste ano, contra 2,51% previsto na semana passada. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.