ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Haddad: isenção a LCAs e LCIs custa três Farmácias Populares e não vai para o setor

Ministro da Fazenda participa de audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira para esclarecer medidas em discussão no governo

Por Juliana Elias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 jun 2025, 12h24 - Publicado em 11 jun 2025, 12h02

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira, 11, a revisão da isenção de cobrança de impostos a títulos de investimentos, como as LCIs e LCAs, como uma maneira de corrigir distorções e também de estancar uma renúncia fiscal bilionária.

Criar um imposto de 5% sobre o rendimento desses títulos, ao mesmo tempo em que unifica a tabela progressiva dos demais em 17,5%, é uma das medidas que devem integrar o pacote em desenho dentro do governo para substituir o aumento de IOF e permitir que o país volte a ficar com as contas no azul. De acordo com Haddad, taxar os investimentos isentos “não é aumento de tributo, é correção de distorção”.

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Imobiliárias (LCIs) são títulos de renda fixa oferecidos pelos bancos que não pagam Imposto de Renda e que, em contrapartida, devem ter seus recursos destinados em crédito para estes setores.

“Quando falamos em reduzir um pouco os títulos isentos, é porque estamos com a Selic a 15%. Nem o Tesouro Nacional está conseguindo competir com esses títulos privados”, disse Haddad, que participa nesta manhã de audiência na Comissões de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para comentar e esclarecer esta e outras políticas em discussão na Fazenda.

“Até porque esses benefícios fiscais não vão para os produtores. De 60% a 70% fica no meio do caminho, com os detentores do título ou com o sistema bancário. São 41 bilhões de reais em renúncia fiscal para os títulos isentos. É mais que o seguro-desemprego inteiro. É do tamanho do PAC. São três farmácias populares. São coisas que precisam ser discutidas.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.