Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

IBGE: Setor automotivo tem maior crescimento em 11 anos

Redução de impostos e venda de carros novos impulsionaram a venda de veículos

Por André Romani Atualizado em 13 fev 2019, 16h46 - Publicado em 13 fev 2019, 16h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O setor de veículos, motos, partes e peças teve um crescimento de 15,1% em 2018 no país, o maior em 11 anos. A alta foi puxada pela redução de impostos e os lançamentos de carros novos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    O setor apresentou queda em novembro (2,4%) e dezembro (2%). No entanto, em comparação com o ano passado, o desempenho ficou acima de dois dígitos na grande parte dos meses. “É normal que uma queda no final do ano, principalmente após um crescimento grande como foi”, explica a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

    Segundo ela, “esse desempenho pode ser explicado pela melhora nas condições de financiamento, refletida na redução das taxas de juros e no aumento do volume de crédito para aquisição de veículos”.

     

    Em suma, o estímulo a atividade veio por causa da redução de impostos, com o fim do Inova-Auto, regime que operou no país até 2017 e determinava alíquota de 30% sobre veículos importados. “É um setor que reflete não só o consumo das famílias, mas também a demanda das empesas”, conta ela.

    Dados do Banco Central mostram como a procura é intensa. O saldo de crédito a pessoas físicas com recursos livres aumentou 1,2% em dezembro de 2018, com destaque para o financiamento de veículos. A instituição também citou a importância do setor no crédito livre para pessoas jurídicas em todo o ano de 2018.

    Continua após a publicidade

    No lugar do Inova-Auto entrou o Rota 2030, sancionado no final de 2018, estabelecendo novas regras para o setor. Um exemplo são incentivos fiscais para pesquisas em desenvolvimento tecnológico no Brasil.

    Somado a isso, ela coloca o lançamento de muito carros novos no ano passado. “É uma estratégia que movimenta muitas venda no setor”, explica.

    Um crescimento desse tamanho não acontece desde 2007, quando o setor teve um desempenho 22,6% maior do que no ano anterior. “Esse crescimento era esperado na medida que teve resultados positivos ao longo do varejo por todo o ano”, completa.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.