ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Ibovespa absorve aumento do IOF em vitória para o governo e novos capítulos de guerra comercial

Bolsa brasileira repercute volta de mudanças no IOF, projeto sobre precatórios no Senado e guerra tarifária

Por Redação Atualizado em 17 jul 2025, 08h46 - Publicado em 17 jul 2025, 08h43

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu uma vitória parcial ao governo federal, com o ministro Alexandre de Moraes confirmando a validade da maior parte do decreto que aumentou as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A medida havia sido derrubada pelo Congresso Nacional.

Moraes manteve quase todo o decreto original, suspendendo apenas a cobrança sobre as operações de “risco sacado”, entendendo que essa modalidade representava uma nova hipótese de incidência tributária sem previsão legal. Com essa decisão, o governo deve arrecadar aproximadamente 11,5 bilhões de reais ainda em 2025, meio bilhão de reais a menos que o previsto inicialmente devido à exclusão do risco sacado.

As medidas que voltaram a vigorar incluem o aumento do IOF para compras internacionais com cartão de 3,38% para 3,5%, a ampliação da alíquota para compra de moeda em espécie e para remessas ao exterior de 1,1% para 3,5%, e o aumento da alíquota diária para empréstimos empresariais, dobrando de 0,0041% para 0,0082%.

O tema do ajuste fiscal está embutido também em uma discussão crucial que ocorre no Senado esta semana. Na noite de ontem, quarta-feira 16, o Senado aprovou em primeira votação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que promove mudanças significativas no regime de pagamento de precatórios. A proposta estabelece que, a partir de 2026, os precatórios deixarão de integrar o limite de despesas primárias da União, ao mesmo tempo em que impõe restrições ao pagamento dessas obrigações judiciais por parte de estados e municípios.

Entre as principais alterações, a PEC autoriza o refinanciamento de dívidas previdenciárias dos entes subnacionais com a União, criando um mecanismo que beneficia tanto os governos locais quanto o federal. Para estados e municípios, a medida representa um alívio fiscal substancial, permitindo o parcelamento de dívidas judiciais em valores menores e com prazos mais extensos. Já para o governo federal, a exclusão dos precatórios do teto de despesas facilita o cumprimento da meta fiscal ao reduzir a pressão sobre o orçamento primário. A proposta ainda aguarda segunda votação no Senado para entrar em vigor.

Continua após a publicidade

Mercados internacionais refletem incertezas sobre Fed

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump negou ontem planos imediatos de demitir o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmando que seria “altamente improvável” tal decisão, após notícias de que ele havia discutido a possibilidade com parlamentares republicanos na noite anterior. Nos últimos dias, Trump vem intensificando suas críticas a Powell, por defender que ele deveria reduzir as taxas de juros.

Adicionando novo capítulos à sua guerra comercial com o resto do mundo, Trump anunciou que vai enviar cartas informando mais 150 países sobre as tarifas que pretende impor a eles a partir do dia 1º de agosto. Nesse lote, segundo o presidente americano, as taxas devem variar entre 10% e 15%. São, segundo ele, países menores com os quais os Estados Unidos não possuem trocas comerciais tão significativas.

Em relação à China, Trump adotou um tom mais moderado em entrevista nesta quarta-feira. O objetivo seria conseguir uma brecha para garantir uma reunião com o presidente chinês Xi Jinping para discutir um possível acordo comercial.

Continua após a publicidade

Agenda do dia

05h: Fipe: IPC da 2ª quadrissemana de julho
06h: Zona do euro Eurostat: CPI final de junho
08h: FGV: IGP-10 de julho
09h30: EUA/Deptº do Comércio divulga vendas no varejo de junho
09h30: EUA/Deptº do Trabalho divulga pedidos de auxílio-desemprego
11h: EUA/NAHB: divulga ndice de Confiança das Construtoras de julho
17h: Alckmin tem reunião com o presidente da Apex, Jorge Viana
Lula faz pronunciamento, gravado na véspera, sobre tarifaço dos EUA em rede nacional de rádio e TV
África do Sul: Reunião de ministros das Finanças e presidentes de BCs do G20

Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui!

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.