Ibovespa cai com Embraer liderando perdas; dólar sobe
Bolsa brasileira fechou em queda de 0,38%, depois de seis pregões consecutivos de alta, e o dólar subiu 0,49%, um dia depois da confirmação da elevação da Selic

O Ibovespa, principal índice da B3, a bolsa brasileira, fechou em queda de 0,38% hoje, em 132.007,88 pontos, um dia após a confirmação da elevação da Selic para 14,25% ao ano e da manutenção da taxa de juros americana entre 4,25% e 4,5% ao ano. Com anúncios já amplamente previstos pelo mercado, foi um dia, portanto, de realizar lucros, com a venda de papéis valorizados nos últimos seis pregões.
A queda foi puxada pelas ações da Embraer (EMBR3), que haviam acumulado alta de 6% neste mês e de 133% nos últimos doze meses. Já o melhor desempenho do dia pertence aos papéis da Minerva (BEEF3).
O dólar fechou com alta de 0,49%, sendo comercializado a 5,6758 reais, acompanhando a tendência de valorização também no exterior. Por aqui, a moeda americana entrou em modo de ajuste após um período de recuperação do valor do dinheiro brasileiro.
Nas bolsas americanas, o S&P 500 fechou em baixa de 0,2%, e a Nasdaq 100 caiu 0,3%. O Dow Jones oscilou, fechando em baixa de 0,03%. A taxa de rendimento dos títulos do Tesouro de dez anos dos Estados Unidos permaneceu praticamente inalterada, em 4,24%. O dólar teve alta de 0,3%, enquanto no Reino Unido, onde a taxa de juros oficial foi mantida inalterada em 4,5% ontem, a libra manteve as perdas de valor dos últimos dias, em meio às incertezas causadas pela guerra tarifária.