Ibovespa sobe e dólar cai com investidores de olho no corte de juros nos EUA
Dados da prévia do PIB não desanimam investidores que aguardam cortes de juros nos Estados Unidos

Apesar de os dados de julho do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado prévia do Produto Interno Bruto (PIB), terem vindo abaixo do consenso do mercado, a bolsa de valores operava em alta nesta segunda-feira, 15. Perto das 11h, o ibovespa estava em alta de 0,42%, aos 142.830 pontos e o dólar era negociado em queda a 5,33 reais, recuo
Para o IBC-Br, o mercado esperava recuo de0,2% e o índice caiu 0,5% e não surtiu impacto direto na abertura do mercado. índice é considerado uma prévia do PIB porque acompanha a evolução da atividade econômica mensalmente, a partir de uma cesta ampla de indicadores de produção industrial, comércio, serviços e agropecuária.
O foco dos investidores são as decisões sobre juros nos Estados Unidos que serão divulgadas na quarta-feira, explica Daniel Teles, especialista e sócio da Valor Investimentos. “O mercado está trabalhando com a expectativa forte de corte de juros nos Estados Unidos, o dólar está recuando fortemente e começa a ganhar força a possibilidade de um corte maior por lá e isso acaba contribuindo para a bolsa de países emergentes, esse fluxo cambial. Quando a gente olha a queda do IBC-Br ela é frustrante mas não determinante para abertura de mercado”, diz.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: