Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Imposto de Renda: Indústria pede adiamento do prazo de entrega por 3 meses

Segundo CNI, medida tem o objetivo de evitar sobrecarga nos profissionais que garantem o funcionamento dos serviços essenciais para a população

Por Diego Gimenes
25 mar 2020, 15h14

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) encaminhou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, uma carta em que solicita o adiamento por 90 dias do prazo final de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Com essa medida, a data limite passaria de 30 de abril para 31 de julho. Segundo a confederação, este é o período necessário para que a economia retorne à normalidade e os contribuintes possam obter todos os documentos requeridos para a declaração.

A propagação comunitária do novo coronavírus no Brasil é a principal razão do pedido feito à Receita Federal. Em nota, a CNI reitera que as medidas de urgência adotadas para combater a Covid-19, o fato de categorias estarem dedicadas para enfrentar a doença e a necessidade de quarentena e isolamento social da população são fatores que restringem o convívio social e o deslocamento dos contribuintes para preencher corretamente a declaração.

O presidente da CNI, Robson Andrade, que testou positivo para o novo coronavírus após viagem com o presidente Jair Bolsonaro para os Estados Unidos, declarou ainda nesta carta que a finalidade da medida é aliviar o peso sob os contribuintes que garantem o funcionamento dos serviços essenciais. “A medida tem o objetivo, sobretudo, de evitar uma sobrecarga para as diversas categorias profissionais que vêm se dedicando a garantir o regular funcionamento de atividades essenciais para que a sociedade brasileira consiga atravessar a grave crise que enfrenta, em decorrência da pandemia da Covid-19.”

Na semana passada, a CNI já havia encaminhado 37 propostas para o governo com o intuito de minimizar os impactos da pandemia, dentre elas, o adiamento do pagamento de tributos federais por três meses.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.