Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Inadimplência entre empresas desacelera, mas ainda sobe 5,19% em janeiro

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito, 45% das empresas negativadas são do setor de comércio

Por Clara Valdiviezo 25 fev 2019, 16h12

A inadimplência entre empresas desacelerou no primeiro mês de 2019, mas segue subindo. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de empresas com contas atrasadas cresceu 5,91% em janeiro de 2019, ante o mesmo período do ano passado. Em comparação a dezembro de 2018, o avanço foi de 7,44%.  

Em análise, a CNDL o SPC Brasil, mostram que o número de dívidas em nomes de pessoas jurídicas também vem desacelerando. Na comparação anual atingiu alta de 2,78%.

De acordo com o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas, em comparação a janeiro de 2018, o Sudeste é o maior devedor, com alta de 9,42% no número de empresas negativadas. No Sul, o avanço foi de 3,93%, no Centro-Oeste, foi de 3,14%, no Nordeste a variação foi de 2,13%. A regiao norte é a com menor variação, alta de 0,9%.

O presidente da CNDL, José Cesar da Costa, acredita que a desaceleração da inadimplência em empresas reflete a melhora do mercado econômico. “Embora a retomada da economia aconteça de forma gradual, já se observa um pequeno avanço nos dados de faturamento de diferentes setores. E a expectativa é de que o quadro de inadimplência no âmbito corporativo recue a com a recuperação da atividade econômica“, explica.

Empresas que atuam no ramo de serviços tiverem a maior alta de inadimplência em janeiro deste ano ante o mesmo período de 2018: O valor atingiu 9,15%. O comércio cresceu 3,73%, enquanto a indústria chegou a 2,73%.

De todas as empresas que estão negativadas, 45,6% pertencem ao setor de comércio e 40,1% ao de serviços.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.