Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Inflação americana recua em outubro e sinaliza efeito de medidas do Fed

Dado anualizado apontou para alta de 7,7% do CPI em outubro, a menor em oito meses; em setembro, o aumento havia sido de 8,2%

Por Luisa Purchio Atualizado em 10 nov 2022, 12h57 - Publicado em 10 nov 2022, 11h52

A inflação ao consumidor nos Estados Unidos em outubro desacelerou para 7,7% nos últimos 12 meses, de acordo com o Consumer Price Index (CPI) divulgados pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho. Além de ser o menor número dos últimos oito meses, o dado é positivo ante a expectativa de alta anualizada de 8% dos economistas da Bloomberg e do CPI do mês anterior de 8,2%.

O número animou o mercado ao apontar que as medidas do Federal Reserve Bank de subir os juros no país, atualmente em 3,75%, para conter a inflação estão funcionando. No mês, a alta foi de 0,4% e o item que mais elevou a inflação de outubro foi o índice de abrigo, que contribui com mais da metade do crescimento de todos os itens. Alimentos e gasolina também aumentaram. O índice de energia teve alta de 1,8% no mês, enquanto o de alimentação cresceu 0,6% e o de alimentação em casa subiu 0,4%.

Já o chamado CPI Core, que exclui alimentos e energia, cresceu 0,3% em outubro, depois de uma alta de 0,6% no mês anterior. A expectativa dos economistas da Bloomberg era de uma alta de 0,5%. Os índices de abrigo, seguro de automóveis, recreação, novos veículos e cuidados pessoais foram os que mais contribuíram com a alta no mês. Já carros usados, caminhões, cuidados médicos, vestuário e tarifas aéreas pressionaram por queda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.