Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Inflação baterá teto da meta e PIB subirá só 0,58% em 2022, prevê mercado

Boletim Focus estima IPCA em 5% para o ano que vem e aumenta índice pela 33ª vez consecutiva para 2021

Por Luisa Purchio Atualizado em 29 nov 2021, 15h05 - Publicado em 29 nov 2021, 09h56

O Boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira, 29, traz uma piora das perspectivas do mercado para a economia em 2022 em relação às estimativas realizadas na semana passada. O crescimento do PIB para o ano que vem foi revisado de 0,70% para 0,58%, enquanto a expectativa para o IPCA subiu de 4,96% para 5%, alcançando o teto da meta estipulada pelo BC.

Já para 2021 as revisões foram mais brandas. Pela 33ª vez consecutiva, o IPCA subiu, mas apenas de 10,12% para 10,15%. O PIB teve leve redução, de 4,80% para 4,78%. As previsões para a Selic se mantiveram no mesmo patamar da semana anterior, de 9,25% para o final do ano e 11,25% para o final de 2022.

Para André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, a “boa notícia” é que a variante Ômicron deve desacelerar as economias no ano que vem, naturalmente freando a inflação que acomete todo o mundo. Com isso, a elevação da Selic pelo Banco Central pode ser mais branda. “Não quero dizer com isso que haverá corte de juros, mas é mais provável que a trajetória da Selic seja mais próxima do que o BC está dizendo e não o que o mercado imagina que vai ser”, diz ele.

Já em relação à curva dos juros, o analista projeta que ela deve se estabilizar e cair, apesar de ainda estar pressionada pela alta de preços. “Ela já piorou demais na esteira de muitas incertezas políticas e fiscais, logo a chance maior é de melhora relativa. O segundo motivo é mais trivial, como costumo brincar ‘a boa é que está ruim'”, diz em relação à nova cepa da Covid-19.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.