Inflação no Carnaval: Confira o que vai pesar mais no bolso dos foliões
Cerveja, viagens de ônibus e hospedagem estão mais caros que na festa do ano passado

A inflação está aí para atrapalhar a alegria dos foliões no Carnaval de 2025. Falta uma semana para o evento que, como em todos os anos, coloca o Brasil em clima de festa — mas os orçamentos das famílias não vão passar ilesos. Ao longo do último ano, os preços de diversos produtos e serviços relacionados à data sofreram com aumentos consideráveis, de modo que a festividade deste ano será mais cara que a de 2024. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, o preço da cerveja aumentou cerca de 4,7% ao longo dos últimos 12 meses, desde janeiro do ano passado, e no caso de outras bebidas alcoólicas, como destilados, a variação foi de quase 5,8%. Para quem não é adepto do álcool, a situação piorou ainda mais, com os preços médios do refrigerante e da água mineral subindo mais de 6,8% no período. Todos aumentaram acima da inflação média dos últimos 12 meses, que foi de 4,56%, segundo o IPCA. Outros artigos que serão consumidos por milhares de foliões, como hospedagens em hotéis, viagens e fantasias, também custarão mais neste ano.
Em comparação com o Carnaval do ano passado, está bem mais caro curtir a festa longe de sua cidade de moradia. O preço das hospedagens subiu 10% nos últimos 12 meses, enquanto o das viagens de ônibus interestaduais, aumentou mais de 8,3%. Para quem tem recursos suficientes para bancar uma passagem de avião, a escalada dos preços foi menor, de 1,3%. Já quem vai utilizar o próprio carro para pegar a estrada rumo à folia vai se deparar com combustíveis 11,35% mais caros do que há um ano — fazendo a média entre gasolina, etanol, diesel e gás veicular — além de pedágios 4% mais caros. Por outro lado, o preço dos pacotes turísticos recuou 3,49% no último ano, beneficiando quem está em busca de atrações além dos blocos.
O consumidor também vai encontrar roupas e acessórios mais caros na celebração deste ano. Os tecidos em geral, utilizados na confecção de fantasias caseiras e profissionais, sofreram um aumento de 1,65% nos preços desde janeiro de 2024. Em paralelo, as maquiagens e bijuterias apresentaram uma escalada maior nos preços, de 3,8% e 3,17%, respectivamente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, os foliões vão pagar mais para se preparar para os blocos, principalmente se tiverem que se deslocar em grandes distâncias e se hospedar em outras cidades.
Confira abaixo os principais aumentos de preço em artigos que serão consumidos no Carnaval de 2025:
(variação ao longo dos últimos 12 meses até janeiro)
– Combustível: 11,35%
– Hospedagem: 10%
– Viagens de ônibus interestaduais: 8,34%
– Refrigerante e água mineral: 6,85%
– Outras bebidas alcoólicas: 5,78%
– Cerveja: 4,74%
– Pedágio: 4%
– Maquiagem: 3,8%
– Bijuteria: 3,17%
– Tecido: 1,65%
– Passagens aéreas: 1,33%
– Pacote turístico: -3,49%
IPCA: 4,56% (índice geral)
fonte: IBGE