ASSINE VEJA NEGÓCIOS

‘Infoxicação’: CEO da Newnew fala sobre desafio de requalificar pessoas distraídas

Requalificação profissional é urgente, mas há uma crise de aprendizagem, diz Mariana Achutti

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 fev 2025, 06h23 - Publicado em 26 fev 2025, 06h00

A mudança tecnológica é um dos principais fatores que vão transformar o mercado de trabalho nos próximos  anos. Segundo o estudo do “Futuro do Trabalho”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), 65% dos profissionais consideram a requalificação, bem como a busca por novas habilidades como essencial para manter a empregabilidade nos próximos cinco anos.

“O mercado está começando a perceber que a educação corporativa não é custo – é estratégia e que gera impacto e transformação”, diz a CEO da empresa de aprendizagem Newnew, Mariana Achutti. Fundada em 2024, a empresa tem grandes empresas iFood, Heineken, Ambev e L’Oréal entre clientes atendidos.

Ao mesmo tempo em que a requalificação profissional é urgente, modelos tradicionais de treinamento falham.  As pessoas estão cada vez  mais distraídas, soterradas por uma avalanche de informações que chegam a todo instante. Há uma crise de aprendizagem em jogo. “Hoje a distração é o novo déficit de atenção”, diz a executiva.

O problema vai além da concentração perdida já que a neurociência mostra que ser multitarefa e estar exposto a estímulos digitais prejudica a memória de trabalho e capacidade de retenção de informações. “O cérebro precisa de tempo e profundidade para consolidar informações, mas estamos cada vez mais acostumados a consumir conteúdos curtos e superficiais”, diz a executiva.

A sobrecarga das informações gera um fenômeno chamado “infoxicação” – ou seja, quando o volume de dados que consumimos é maior do que conseguimos processar. O custo é alto, há aumento do estresse, queda na capacidade de concentração e uma dificuldade crescente em aprofundar o aprendizado.

Continua após a publicidade

Para garantir que a aprendizagem ocorra de forma eficaz, diz Mariana Achutti, é preciso rever o modelo dos treinamentos, já que a maioria não considera nem a forma como o cérebro humano aprende. “A neurociência já comprovou que aprendizado sem contexto e sem aplicação prática tem retenção baixíssima.”

Ela diz que o modelo de treinamento que funciona é de aprendizado contínuo, onde aprender é parte da rotina de trabalho. Para isso, é fundamental oferecer conteúdos direcionados. “Em vez de um mar de conteúdos aleatórios, as empresas precisam oferecer aprendizados direcionados, baseados em lacunas reais de habilidades”, diz.

 Além disso, o aprendizado precisa ser aplicado no dia a dia para evitar o esquecimento, com projetos reais e desafios práticos que conectem teoria e prática. A personalização também é essencial, pois cada profissional tem demandas específicas, e o uso de IA e plataformas adaptativas pode tornar o ensino mais eficiente e engajador. “No final, a pergunta não é se devemos investir em requalificação. É se as empresas querem estar preparadas para o futuro ou ficar para trás”, diz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.