Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Infraero cobra pagamento antecipado das taxas de embarque da Avianca

Medida já estava em vigor em outros terminais do país como Guarulhos, Galeão, Salvador e Porto Alegre

Por André Romani Atualizado em 24 abr 2019, 14h03 - Publicado em 24 abr 2019, 12h22

A Avianca Brasil, em recuperação judicial, começou a partir desta quarta-feira, 24, a pagar antecipadamente as taxas de embarque de seus voos nos aeroportos administrados pela Infraero, a pedido da estatal. A medida já tinha sido tomada em outros terminais do país, e visa proteger as concessionárias das dívidas acumuladas pela companhia aérea.

Segundo a Infraero, o pagamento dessas taxas deverá ser feito “no dia anterior ao da decolagem de cada voo” a partir desta quarta, afirmou a empresa, em nota. Caso o procedimento não seja seguido, as aeronaves da Avianca não vão poder decolar. De acordo com a Infraero, os voos desta quarta-feira já foram pagos.

O procedimento tradicional é que as companhias aéreas adquiram créditos pela taxa de embarque, que são quitados no final de cada mês com a concessionária dos terminais. No entanto, como a Avianca Brasil vinha acumulando dívidas com os aeroportos, alguns deles modificaram a forma de pagamento da empresa.

A Infraero é a administradora de 55 terminais por todo o país, incluindo o de Congonhas, em São Paulo, e o de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Além dos aeroportos da estatal, terminais como Salvador, Porto Alegre, Guarulhos e Galeão já haviam adotado a medida.

Continua após a publicidade

Recuperação judicial

Além de problemas com taxas de embarque, as dívidas da Avianca também estão causando a devolução de aeronaves para empresas arrendadoras -que compram os aviões para alugá-los às companhias aéreas. Como consequência, a Avianca já cancelou mais de mil voos, sendo 862 só entre esta quarta-feira, 24, e o domingo, 28.

A companhia aérea entrou com pedido de recuperação judicial em 11 de dezembro do ano passado, por causa de uma dívida estimada em 500 milhões de reais. Desde então, a Justiça já determinou a devolução de dezoito aeronaves.

Com isso, o número de reclamações de passageiros contra a Avianca cresceu 51% até o dia 21 deste mês, em relação ao mesmo período de março, segundo o levantamento feito pelo site Reclame Aqui.

De janeiro a março de 2018, foram registradas 2.008 reclamações, sendo 368 sobre cancelamento de voos. Já neste ano, foram computadas 2.056 queixas, dessas, 805 sobre cancelamentos – um aumento de 119%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.