Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

INSS começa a pagar hoje a primeira parcela do 13º dos aposentados

Dinheiro é liberado junto com o benefício de agosto e consulta ao extrato pode ser feita na internet; pensionistas e beneficiários de auxílio também recebem

Por Larissa Quintino Atualizado em 4 jun 2024, 15h57 - Publicado em 26 ago 2019, 09h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira, 26, a pagar a primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários. A parcela é paga junto com a folha de benefícios de agosto, e a primeira parte do abono de Natal equivale a 50% do benefício.

    Os depósitos são feitos entre os dias 26 e 6 de setembro, respeitando o calendário da folha salarial do mês. Recebem primeiro os segurados que têm benefícios no valor de um salário mínimo (998 reais) e, a partir do dia 2, o INSS paga para quem tem ganhos maiores. A ordem de pagamento é feita conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito.

    O 13º salário do INSS é pago a beneficiários que recebem aposentadoria e pensão por morte. Também tem direito quem recebe auxílio-doença, acidente e reclusão, além do salário-maternidade. Nesses casos, é preciso ter recebido ao menos um pagamento desses benefícios no ano para ter direto ao abono. O segurado consegue fazer a consulta de quanto irá receber sem sair de casa, pelo portal de serviços Meu INSS. Caso seja o primeiro acesso, é necessário que o segurado faça cadastro no site para ter acesso ao extrato.

    Para beneficiários que começaram a receber aposentadoria, pensão ou outros benefícios neste ano, o valor do abono é calculado de forma proporcional, conforme o mês que o segurado começou a receber o dinheiro de auxílio.

    Continua após a publicidade

    Segundo o INSS, terão direito à primeira parcela cerca de 30 milhões de beneficiários, segundo o INSS. Essa liberação de recursos deve injetar cerca de 21,9 bilhões de reais na economia neste terceiro trimestre. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não tem direito ao abono.

    Continua após a publicidade

    Medida provisória

    O presidente Jair Bolsonaro assinou no começo do mês uma medida provisória que autorizou a antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas. Como não é lei, anualmente o presidente da república precisa assinar um ato para liberar o pagamento pelo instituto. A política de antecipação começou em 2006, no governo Lula. Caso o Congresso Nacional aprove a MP de Bolsonaro, a antecipação do 13º passa a virar lei e será, todos os anos, feita em agosto e novembro.

    Na segunda parcela, em novembro, os segurados recebem a outra metade do abono de Natal, mas desta vez sofrem desconto de Imposto de Renda para segurados que não são isentos. Aposentados com até 64 anos e que ganham até 1.903,98 reais não sofrem a mordida do Leão, assim como maiores de 65 anos que recebem até 3.807,96 reais.

    Além de aposentados e pensionistas, o 13º é direito de trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada. Mas, para os CLTs, não há antecipação. Por lei, a primeira parcela do abono de Natal deve ser paga até 30 de novembro e uma segunda até 20 de dezembro. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.