Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Janet Yellen não descarta o risco de recessão nos EUA

Em entrevista, a secretária do tesouro dos EUA não afastou a ameaça recessiva, e classificou como um movimento natural na tentativa de reduzir inflação

Por Larissa Quintino 9 jul 2023, 09h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou que não descarta  a ameaça de uma recessão no país. Segundo ela, é “apropriado e normal” que o crescimento seja moderado e que a inflação permaneça muito alta. A declaração foi dada em entrevista ao programa Face the Nation , da CBS , que será exibido neste domingo, 9. 

    Como mostra reportagem de VEJA desta semana, a desaceleração global de grandes economias, como a americana, é uma realidade devido a alta nos juros para desaceleração de demanda.

    Na entrevista, Yellen destacou que o crescimento mensal do emprego está desacelerando conforme o esperado depois de se manter em um “nível alto”. O Payroll de junho trouxe a redução na criação de vagas, mas também a redução na taxa de emprego e um aumento no valor dos salários, dando sinais mistos ao Federal Reserve Bank para o próximo passo da política monetária. 

    “Temos uma economia saudável, um ótimo mercado de trabalho, inflação muito alta e uma preocupação nossa e do povo americano, mas diminuindo com o tempo”, disse Yellen. “E minha esperança e crença é que existe um caminho para reduzir a inflação no contexto de um mercado de trabalho saudável e os dados que vi sugerem que estamos nesse caminho.”

    China

    Yellen está em uma missão em Pequim, onde foi conversar com líderes e empresários chineses. Segundo ela, a visita é para aproximar as relações bilaterais de uma “base mais segura”. As crescentes tensões entre os EUA e a China levaram a uma guerra comercial olho por olho e restrições crescentes sobre tecnologias como chips.

    Na entrevista à CBS, Yellen disse que embora o governo do presidente Joe Biden ponderasse adicionar controles sobre os investimentos no exterior, eles seriam “alvos muito restritos” e não afetariam significativamente os investimentos bilaterais com a China. 

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.