Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Johnson sabe há décadas que talco poderia causar câncer, diz agência

Segundo reportagem da Reuters, empresa sabia da presença de amianto, uma substância proibida, em seus produtos

Por Redação
Atualizado em 15 dez 2018, 12h19 - Publicado em 14 dez 2018, 16h06

A Johnson & Johnson sabe há décadas que o seu talco continha amianto, uma substância cancerígena proibida no Brasil e em muitos outros países, indica a agência Reuters. Segundo a reportagem, uma revisão dos documentos relacionados a um processo que o gigante farmacêutico enfrentou e perdeu na Justiça dos Estados Unidos, comprova o conhecimento por parte da empresa.

A pesquisa revelou que entre 1971 e o início dos anos 2000, executivos, mineradores, doutores e até advogados estavam cientes de que o talco cru testava positivo para a presença de amianto. Muitas vezes, até mesmo no produto final era detectada a substância.

Em julho deste ano, nos Estados Unidos, em um processo movido no Estado do Missouri, a Johnson & Johnson foi condenada em júri popular a pagar 5 bilhões de dólares a 22 mulheres e suas famílias que alegam que o talco causou câncer nos ovários. Uma das alegações era justamente que fazia mais de quarenta anos que a empresa sabia que o produto poderia causar tais efeitos.

A empresa sempre negou a presença de amianto em seus talcos e recorre na Justiça americana contra a decisão. Em outubro do ano passado, em um outro processo, na Corte de Apelações de Los Angeles, a empresa conseguiu uma vitória e se livrou de pagar 417 milhões de dólares. A Corte considerou os argumentos insuficientes e vagos.

Outro lado

A empresa rebate as acusações. “O talco para bebês da Johnson & Johnson é seguro e não contém amianto”, afirma em comunicado. “Estudos com mais de 100.000 homens e mulheres mostram que o talco não causa câncer ou doenças relacionadas ao amianto. Milhares de testes independentes realizados por órgãos reguladores e laboratórios de pesquisa de referência mundial provam que nosso talco para bebês nunca conteve amianto.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.