Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Juros do cartão de crédito caem em novembro, diz BC

Taxa média anual na modalidade rotativo, a mais alta existente no mercado, passou de 338% outubro para 333,8% no último mês

Por Da redação
Atualizado em 22 dez 2017, 12h47 - Publicado em 22 dez 2017, 12h46

O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito caiu em novembro, de 338% para 333,8%, informou nesta sexta-feira, o Banco Central. A taxa havia subido em outubro, na comparação com o mês anterior. O juro do rotativo é a taxa mais elevada das operações para pessoas físicas e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC.

No rotativo, a taxa da modalidade regular – quando o cliente paga pelo menos o mínimo dentro do vencimento – caiu de 221,1% para 218,3% ao ano, entre setembro para outubro. Já a taxa de juros da modalidade rotativo não regular – quando o cliente não faz o pagamento mínimo ou atrasou o pagamento – foi de 413,8% para 410,4% ao ano.

No caso do parcelado do crédito – que recai sobre as compras com juros ou o parcelamento da fatura oferecido pelas operadoras do cartão – o juro passou de 167,0% a 168,5%.

Em abril, começou a valer a nova regra que obriga os bancos a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, a juros mais baixos. A intenção do governo com a nova regra é permitir que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito recue, já que o risco de inadimplência, em tese, cai com a migração para o parcelado.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.