Latam mostra vigor no primeiro semestre e destoa no complicado setor aéreo
Relatório emitido pelo Itaú BBA após o balanço de resultados do segundo trimestre mostra otimismo com a companhia aérea
A Latam, principal grupo aéreo da América Latina, reportou lucro líquido de 242 milhões de dólares, alta de 66% em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho decorre de incremento do número de passageiros transportados (7,6%). Assim, o lucro líquido dos primeiros seis meses do ano chegou a 597 milhões de dólares.
O desempenho foi celebrado pelo executivo responsável pelas finanças da Latam. “Nossos resultados do segundo trimestre demonstram claramente a solidez operacional e financeira”, indicou Ricardo Bottas, que é CFO da Latam no comunicado distribuído aos jornalistas no fim da noite de segunda-feira, 28.
Banco comenta resultado
Ele não foi o único. Em relatório emitido após a divulgação dos resultados, o Itaú BBA indicou que a Latam “mais uma vez registrou uma surpresa positiva, com receitas chegando de acordo com o consenso, mas com custos abaixo do previsto, resultando em um EBITDA 10% acima do esperado e um lucro líquido quase 20% acima do consenso”.
O EBITDA da companhia chegou a 850 milhões de dólares no segundo trimestre, é um crescimento de 37,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O relatório chama a atenção dada a dificuldade que o setor enfrenta no Brasil, país em que a Latam tem forte presença. Nunca é demais lembrar que a Latam primeiro, depois a Gol e mais recentemente a Azul entraram com pedido para ingressar no regime de Chapter 11. Nada mais do que o pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:







