Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Latam vai fechar capital da Multiplus e incorporar programa de fidelidade

Medida foi tomada após redução da participação de mercado da Multiplus de 70% para 50% nos últimos anos

Por Ana Paula Machado
5 set 2018, 17h48

A Latam Airlines vai fechar o capital da Multiplus e operar programa de fidelidade próprio a partir de 2025. A operação irá demandar um investimento de 1,2 bilhão de reais pela recompra de 27,3% das ações da Multiplus.

O vice-presidente financeiro da Latam, Ramiro Alfonsín, disse que com a recompra a companhia aérea terá condições de melhorar o desempenho dos programas de fidelidade aqui no Brasil. “Vamos fortalecer o programa de fidelidade e os benefícios aos nossos passageiros frequentes além de nossos parceiros comerciais no Brasil”, disse o executivo.

A Multiplus nasceu dentro da TAM e em 2010 a companhia aérea decidiu abrir o capital de seu programa de fidelidade. Depois disso, a companhia aérea assinou um acordo com a Multiplus para operação do seu programa de fidelidade por 15 anos, com possibilidade de renovação após esse prazo. Em 2012, porém, a TAM foi comprada pela chilena LAN, que herdou todos os acordos firmados anteriormente.

Alfonsín ressaltou que o desempenho da Multiplus não estava satisfatório diante do concorrido mercado brasileiro. “De 2013 a 2017, a empresa foi perdendo participação no segmento. A empresa detinha 70% do market share em 2013 e, no ano passado, fechou com 50%. Apesar de todos os esforços, como o desconto de 5% nas passagens dentro do Brasil e 2% nos bilhetes internacionais, a participação de mercado da Multiplus não aumentou”, ressaltou.

O grupo Latam opera somente um programa de fidelidade em todos os países de língua espanhola em que atua, o Latam Pass. E aqui no Brasil, tem o Latam Fidelidade, que é operado pela Multiplus com uma base de clientes de 21,1 milhões de pessoas. Já o Latam Pass tem 14,7 milhões de associados.

Continua após a publicidade

“No futuro, a Latam Airlines Brasil pretende administrar seu programa de fidelidade de passageiros internamente, proteger os yields (tarifas) de passageiros da companhia aérea e obter flexibilidade total na gestão de sua estratégia de receita”, informou o comunicado da Latam Brasil.

Com a consolidação dos dois programas, a Latam informou que o Latam Pass será o quarto maior programa de fidelidade do mundo. Além disso, os pontos dos clientes da Multiplus e benefícios de resgate permanecerão intactos. “Os parceiros comerciais da Multiplus se beneficiarão de melhorias em aquisição de clientes, retenção e compartilhamento de carteira”, informou a companhia.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.