Lula defende exploração de petróleo na Margem Equatorial
"Nós vamos explorar esse petróleo. Vamos fazer pesquisa", disse o presidente em entrevista à rádio Clube do Pará

Nesta sexta-feira 14, o presidente Lula defendeu a exploração de petróleo na Margem Equatorial e disse que deseja um futuro sem combustíveis fósseis, mas que o Brasil ainda precisa explorá-los enquanto desenvolve outras fontes de energia.” A gente precisa começar a pensar na necessidade do Brasil. Isso é bom ou é ruim para o Brasil? Isso é bom ou é ruim para a economia do Brasil?”, afirmou em entrevista à rádio Clube do Pará.
A Margem Equatorial é uma região que se estende por mais de 2.200 km ao longo da costa entre o Rio Grande do Norte e o Amapá. Considerada a nova fronteira exploratória do Brasil em águas profundas e ultraprofundas, o local tem sido chamada de “o novo pré-sal” – estima-se que possa conter reservas de até 30 bilhões de barris de petróleo. “Vamos fazer pesquisa e ver se tem petróleo”, disse Lula, afirmando ter certeza de que “Marina Silva nunca será contra o projeto. Porque a Marina é uma pessoa muito inteligente. O que ela quer não é ‘não fazer’, mas é ‘como fazer’. Isso é uma coisa que eu quero, ela quer, e você quer. Como fazer para a gente não ser predatório com a nossa querida Amazônia. Por isso , acho que a gente vai fazer.”
O presidente reforçou que a Petrobras deve cumprir todas as exigências ambientais para evitar desastres como o do Golfo do México. “A gente leva muito a sério a discussão para que a Petrobras cumpra todos os requisitos ambientais para que a gente tenha certeza de que, se acontecer um problema qualquer, a gente tenha tempo de resolver e conseguir evitar qualquer desgraça, como aconteceu no Golfo do México. Essa é a nossa responsabilidade”, disse Lula.
O presidente se referiu ao desastre ambiental ocorrido no dia 20 de abril de 2010, quando uma explosão provocou a destruição da plataforma Deepwater Horizon, operada pela petrolífera BP, na região. Mais de 134 milhões de barris de petróleo foram despejados no Golfo do México.
“Nós vamos explorar esse petróleo, vamos fazer pesquisa”, disse o presidente, citando o alto custo do equipamento utilizado para fazer os estudos sobre o potencial da região na exploração do combustível fóssil. “Nós pagamos uma sonda 500.000 dólares por dia. Você acha que é pouco? E essa sonda está paralisada? Nós vamos colocá-la para funcionar, para fazer pesquisa”, disse.
Lula disse que se não tiver petróleo que o país vai procurar em outro lugar, mas se encontrar o país tem que saber como explorar. “O Brasil não encontra petróleo? Tudo bem, vamos procurar outro lugar. Mas se tiver petróleo, nós temos que saber como explorá-lo, e inclusive utilizar dinheiro para que a gente possa ter uma política mais forte de fiscalização, mais forte ambientalmente, e cuidar melhor do Brasil, é isso.”