Lula faz apelo ao mercado: ‘Não tenham dúvida da seriedade do governo’
Presidente elogiou gestão de Haddad, mas criticou comunicação do ministro

O presidente Lula se dirigiu diretamente a empresários e agentes do mercado financeiro nesta quarta-feira 12 para pedir confiança na política econômica do governo. “Espero que nunca duvidem da seriedade deste governo. Não somos aventureiros, todos aqui têm compromisso com suas histórias”, afirmou. A fala ocorreu durante o evento de lançamento do Crédito do Trabalhador, novo programa de crédito consignado voltado a trabalhadores formais do setor privado.
Acompanhavam o evento os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Luiz Marinho (Trabalho) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).
Lula afirmou que o governo tem sofrido com desinformação e desconfiança infundada do mercado em relação à política econômica. Ele ainda argumentou que os efeitos das medidas adotadas pela pasta de Haddad precisam de tempo para surtir efeitos positivos. “Se o mercado colaborar, terminaremos o governo com Haddad passando para a história como o melhor ministro da Fazenda”, disse.
O presidente aproveitou para alfinetar Haddad, que acompanhava o discurso no palco. “Meu companheiro nem sempre é o mais feliz com o microfone. Falo para ele: Haddad, é preciso passar mais charme.” A crítica veio acompanhada de elogios à gestão do ministro, destacando a PEC de transição, o arcabouço fiscal e a reforma tributária.