ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Lula pode recorrer à OMC contra as tarifas de Trump?

A falta de uma motivação técnica seria o principal argumento a ser levado à OMC pelo governo

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jul 2025, 12h44 - Publicado em 10 jul 2025, 11h40

O presidente Lula considera recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) para barrar as tarifas de 50% impostas ontem pelo governo dos Estados Unidos em carta enviada ao Brasil. A informação é do  jornalista Gustavo Uribe, da CNN.

A falta de uma motivação técnica seria o principal argumento a ser levado à OMC pelo governo. Nos últimos 15 anos, os Estados Unidos registraram superávits sucessivos na relação comercial com o Brasil. A ausência de critério econômico e a declarada  razão política também foram apontadas pelo economista vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, para sugerir o impeachment de Donald Trump. 

No dia 27 de março, o presidente  Lula havia afirmado que iria recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a taxação do aço brasileiro promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na ocasião, ele avisou que, se não desse resultado, seria recíproco e aplicará tarifas aos americanos. “Temos) duas decisões a fazer. Uma é recorrer na Organização Mundial do Comércio, e nós vamos recorrer. E a outra é a gente sobretaxar os produtos americanos que nós importamos. É colocar em prática a lei da reciprocidade”, afirmou ele, que estava em viagem ao Japão. “Não dá para a gente ficar quieto, achando que somente (eles) podem taxar”.  Em fevereiro, ele também havia dito que recorreria à OMC, mas a avaliação de especialistas apontou que o efeito prático poderia ser nulo de uma eventual vitória na OMC.

Hoje, o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo criou um grupo de estudos para avaliar a retaliação e também avaliar oportunidades de abertura de novos mercados para mitigar os efeitos da tarifas nas exportações do Brasil.

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.