Lula vai anunciar nova linha de crédito para indústria nesta segunda-feira
Foco é ampliar acesso a financiamento para desenvolvimento de tecnologias da chamada Indústria 4.0
O presidente Lula deve anunciar nesta segunda-feira, 25, em evento no Palácio do Planalto, uma nova linha de crédito voltada à modernização da indústria brasileira. A iniciativa integra o Nova Indústria Brasil (NIB), principal programa do governo para a indústria e que busca estimular investimentos em inovação, automação e digitalização no setor produtivo.
A cerimônia está prevista para contar com a presença do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o governo, a expectativa é ampliar o acesso de empresas a financiamentos para tecnologias da chamada Indústria 4.0, considerada estratégica para aumentar a competitividade do país.
O anúncio se soma a outras medidas recentes de incentivo ao setor que vem sofrendo com o aumento das incertezas no ambiente externo e dos juros no ambiente interno. Em maio o BNDES anunciou a ampliação dos recursos para o programa, que devem chegar a R$ 300 bilhões de reais até 2026, além de chamadas públicas regionais, entre elas uma de 10 bilhões de reais voltada a projetos no Nordeste.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:







