Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mais de 1 milhão de MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional: saiba se é um deles

Segundo a Receita, os contribuintes notificados têm um prazo de 30 dias para regularizar suas pendências financeiras e evitar a medida extrema

Por Camila Pati 15 out 2024, 11h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cerca de 1,8 milhão de empreendedores, sendo 1,1 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) foram notificados de que possuem débitos com a Receita Federal e ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Quem não regularizar a dívida corre o risco de ser excluído do regime simplificado a partir de 1 de janeiro de 2025, e no caso dos MEIs, perderão o enquadramento no Simei, o regime específico para essa categoria.

    Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, a Receita Federal disponibilizou no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) os Termos de Exclusão e os Relatórios de Pendências para os contribuintes. O DTE-SN é uma caixa postal eletrônica, disponível no Portal do Simples Nacional, que permite aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional e pelo Simei consultarem as comunicações eletrônicas  disponibilizadas pelos órgãos de administração tributária da União (RFB), estados, Distrito Federal e  municípios.

    Segundo a Receita, os contribuintes notificados têm um prazo de 30 dias para regularizar suas pendências financeiras, por meio de pagamento à vista ou parcelamento, a partir do momento em que tomarem ciência do Termo de Exclusão. 

    Para saber se está devendo, o empreendedor por acessar a notificação através do portal do Simples Nacional ou do site da Receita Federal, via DTE-SN, utilizando uma conta Gov.BR de nível prata ou ouro. Caso o empreendedor não acesse a página nem leia o termo, a ciência será considerada automática  em até 45 dias após sua disponibilização, iniciando a contagem do prazo de regularização.

    Os contribuintes que não quitarem suas dívidas até o fim do período serão excluídos do Simples Nacional, e no caso dos MEIs, perderão o enquadramento no Simei, o regime específico para essa categoria.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.