Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Marfrig compra 51% da National Beef por 969 milhões de dólares

Com aquisição, empresa brasileira se torna a segunda maior processadora de carne bovina do mundo

Por Redação
Atualizado em 9 abr 2018, 10h04 - Publicado em 9 abr 2018, 09h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A brasileira Marfrig Global Foods anunciou nesta segunda-feira a aquisição de 51% das ações da National Beef Packing Company, LLC, quarta maior processadora de carne bovina dos Estados Unidos. A Marfrig pagará 969 milhões de dólares para se tornar a segunda maior processadora de carne bovina do mundo, com uma plataforma global de produção e um faturamento consolidado de 43 bilhões de reais. 

    Fundada em 1992, a National Beef faturou 24,3 bilhões de reais no ano passado e é, desde 2011, controlada pela holding de investimentos norte-americana Leucadia National Corporation, que, à época, passou a deter 79% de participação. A empresa tem capacidade de abate de 12 mil cabeças ao dia, é sediada em Kansas City, no estado do Missouri, e possui duas unidades de processamento em Dodge City e Liberal, no Kansas, que respondem por cerca de 13% da capacidade total de abate do mercado americano.

    Após a conclusão da operação, a Leucadia transferirá o controle acionário para a Marfrig e se manterá como acionista minoritário da empresa, com uma fatia de 31% do capital total. A US Premium Beef, associação de produtores norte-americanos, ficará com 15% e outros acionistas com os 3% restantes. 

    Tanto a Leucadia quanto os demais investidores se comprometeram a manter suas ações da National Beef por um período mínimo de cinco anos. 

    Uma das líderes do mercado norte-americano, a National Beef exporta para 40 países, incluindo o Japão e a Coreia do Sul, mercados atualmente fechados às exportações de carne brasileira. Em 2017, a Marfrig apresentou um Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de 1,7 bilhão de reais. Com a National Beef, o Ebitda proforma passa a ser de 3,4 bilhões de reais. 

    Continua após a publicidade

    “Com a transação, teremos operações nos dois maiores mercados de carne bovina do mundo, chegaremos a países consumidores extremamente sofisticados e conseguimos crescer mantendo uma rigorosa disciplina financeira”, diz Martín Secco, CEO da Marfrig, em comunicado.

    A transação  também levará à melhoria nos indicadores de alavancagem da Marfrig, que passará a consolidar em seu balanço 100% dos resultados da National Beef. No ano passado, a dívida total da Marfrig representava 4,55vezes seu Ebitda. Com a aquisição, o indicador cai para 3,35 vezes. A transação será integralmente financiada por um empréstimo do banco Rabobank.

    Outras medidas que visam à redução da alavancagem da Marfrig seguem em curso e incluem a decisão de vender a Keystone Foods, uma das líderes no mercado de carnes processadas e fornecedora de algumas das maiores redes de fastfood, foodservice, varejo e conveniência do mundo. A venda da Keystone, juntamente com a transação da National Beef, deverá fazer com que a Marfrig atinja seu objetivo de alavancagem de 2,5 vezes até o fim de 2018.

    Os principais executivos da National Beef permanecerão na companhia, que segue sob a gestão de Tim Klein, atual CEO e presidente. O Conselho de Administração da National Beef será composto por nove membros, dos quais cinco serão indicados pela Marfrig, dois pela Leucadia e dois por outros acionistas minoritários.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.