Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Meirelles deixa o cargo nesta sexta-feira para concorrer à Presidência

Ministro da Fazenda deve ser substituído por Eduardo Guardia, atualmente secretário executivo da pasta

Por Da Redação Atualizado em 6 abr 2018, 17h10 - Publicado em 6 abr 2018, 16h05

Esta sexta-feira 6 foi o último dia de Henrique Meirelles como ministro da Fazenda. A exoneração sairá em edição extra do Diário Oficial da União. Assim, ele poderá se candidatar à Presidência da República.

Na terça (3), ele se filiou ao MDB, mesmo partido do presidente Michel Temer. Porém, Meirelles afirmou que não será candidato a vice-presidente.

“Sim, decidi sair agora. Vou analisar uma possível candidatura”, afirmou Meirelles ao ser questionado se já havia decidido deixar a pasta para se candidatar.

Continua após a publicidade

Amanhã é o último dia para todos que quiserem disputar a eleição de outubro deixarem seus cargos no governo. Conforme já havia sido adiantado, o sucessor de Meirelles na Fazenda será Eduardo Guardia, atualmente secretário executivo da pasta.

A indicação de Guardia foi feita pelo próprio Meirelles ao presidente Temer, que afirmou que ele “irá contar com o mesmo apoio” que recebeu quando assumiu a pasta em 2016.

Continua após a publicidade

Trajetória

Antes de ser ministro da Fazenda, Meirelles foi presidente do Banco Central, de 2003 a 2010, durante o governo Lula. Ele havia sido eleito como deputado estadual em Goiás pelo PSDB.

No governo Dilma Rousseff ele foi oficializado como o representante do governo no Conselho Político da Autoridade Pública Olímpica (APO), que foi responsável pelas ações relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio-2016. 

Durante seu período no BC, que ganhou o status de ministério, a inflação chegou a 25,5% ao ano, taxa de juros real de 18,5%, além de dólar ter atingido patamar próximo aos 4 reais. Com as medidas adotadas, a inflação começou a ser taxada dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.

Continua após a publicidade

Em 2009, Meirelles filiou-se ao PMDB e, em 2011, foi para o PSD, a convite de Gilberto Kassab. 

Em sua carreira no ramo financeiro, foi presidente internacional do BankBoston. Ele também presidiu o Conselho de Administração da J&F Investimentos, holding que controla a JBS, e participava do Conselho da Azul Linhas Aéreas.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.