Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Meirelles já não descarta proposta mais enxuta para a Previdência

Segundo ministro da Fazenda, que participou de reunião com Michel Temer sobre a reforma, não há decisão concreta sobre estratégia para votação da regra

Por Reuters
Atualizado em 4 jun 2024, 20h00 - Publicado em 8 nov 2017, 12h02

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que não há decisão concreta sobre a estratégia de votação da reforma da Previdência e que o governo segue empenhado em conversar com lideranças parlamentares para aprovação das alterações ainda neste ano.

 

Falando a jornalistas após reunião no Palácio do Planalto, Meirelles não descartou categoricamente uma proposta mais enxuta para mudanças nas regras de acesso às aposentadorias. O encontro, convocado pelo presidente Michel Temer, teve participação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ),  do secretário de Previdência, Marcelo Caetano, do relator da reforma na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA) e do deputado Carlos Marun (PMDB-MS).

Continua após a publicidade

O ministro destacou que “no momento” o governo mantém a proposta do relatório da reforma aprovado em comissão especial na Câmara dos Deputados. “Temos de encarar a realidade política”, afirmou Meirelles, acrescentando que a “realidade econômica” também tem de ser levada em consideração.

Reações

O governo entrou em campo mais fortemente depois que, na noite de segunda-feira, Temer indicou que praticamente havia desistido da ideia de aprovar a reforma da Previdência, considerada essencial para colocar as contas públicas do país em ordem. A reação dos mercados foi imediata na terça-feira, com o dólar e juros futuros subindo e a bolsa recuando.

Continua após a publicidade

O mercado já vinha precificando cada vez mais temores de que o governo não conseguirá tirar a reforma da Previdência do papel, tanto pela aproximação do ano eleitoral de 2018 quanto pelo desgaste político no Congresso Nacional após Temer ter negociado com a base para segurar denúncias contra ele.

O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Darcísio Perondi (PMDB-RS), afirmou a jornalistas que a base aliada apresentará emenda substitutiva para a reforma da Previdência, acrescentando que havia “relativo consenso” sobre a idade mínima e que o tempo de contribuição ainda será discutido na Casa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.