Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mercado de luxo: Relógios suíços Tissot e Mido estão de volta ao Brasil

O FiveHands Group, responsável por essa reintrodução, está investindo R$ 15 milhões no retorno dos relógios de luxo no país, após a solução de impasse jurídico

Por Camila Pati 25 out 2024, 11h28

Após cinco anos fora do mercado brasileiro, as centenárias marcas suíças de relógios Tissot e Mido estão de volta ao Brasil. O FiveHands Group, responsável por essa reintrodução, está investindo R$ 15 milhões para reposicionar os relógios de luxo no país.

O retorno das marcas, ambas pertencentes ao grupo suíço Swatch, começou há meses e segue uma estratégia de distribuição seletiva para preservar a exclusividade dos produtos nos pontos de venda. “Não temos uma estratégia de pulverização ampla. A ideia é trabalhar com os melhores parceiros de cada estado, e conseguimos atingir esse objetivo”, afirma Pedro Cagnoni, presidente do FiveHands Group. O executivo comemora o fato de as marcas estarem nas lojas a tempo para as vendas de Natal. “Está tudo em loja, e estamos muito satisfeitos, pois conseguimos aproveitar o último trimestre do ano e a temporada de Natal”, diz Cagnoni.

Pedro Cagnoni, presidente do grupo FiveHands
Pedro Cagnoni, presidente do grupo FiveHands: executivo foi diretor da Swatch no Brasil (Five Hands Group/Divulgação)

Nos próximos cinco anos, o grupo projeta atingir 200 pontos de venda, absorvendo a demanda reprimida enquanto as marcas estiveram fora do mercado brasileiro. “O consumidor é fiel. Muitos usam um relógio Tissot ou Mido porque o avô usava. O mercado aqui é muito emocional”, comenta o executivo, que já foi diretor da Tissot na subsidiária da Swatch no Brasil até o fechamento da unidade em 2016. “Quando a subsidiária fechou, viabilizamos a operação por meio de uma importadora”, explica Cagnoni. Entretanto, desafios logísticos levaram a um impasse jurídico em 2019, resolvido apenas em dezembro do ano passado. “Agora, as importações estão 100% com o FiveHands Group”, completa.

Apesar das dificuldades para produtos importados — incluindo a volatilidade cambial e os desafios logísticos em um país de grandes dimensões — há espaço para crescimento. Antes de deixar o mercado brasileiro, as marcas vendiam cerca de 25 mil unidades por ano, e a expectativa é de superar facilmente esse volume. A Tissot ocupa o terceiro lugar em faturamento dentro da Swatch, atrás apenas de Omega e Longines, enquanto a Mido é a décima entre as 22 marcas do grupo.

Continua após a publicidade

“São marcas admiradas no Brasil e bem cuidadas ao longo dos anos”, observa Cagnoni. Mesmo sem vendas de novas unidades nesse período, o atendimento de pós-venda foi mantido, reforçando a confiança no rápido reaquecimento do mercado.

A estratégia de distribuição, aliada ao conhecimento de ex-funcionários de multinacionais, traz vantagem competitiva à Tissot e Mido, permitindo preços mais equilibrados. Em vez de buscar lucro imediato com aumentos de preço, o grupo mantém uma margem de 30% acima do mercado internacional, conciliando preço e valor para os clientes brasileiros.

A meta de Cagnoni é expandir o portfólio de importação e distribuição, transformando o FiveHands Group em uma subsidiária da Swatch no Brasil, ainda que sem vínculo direto. “Brincamos que ‘comemos sal juntos’ por cinco anos. Após toda essa jornada, é natural que eles queiram apoiar essa evolução”.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.