Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mercado de trabalho enfrentou em 2021 os desafios do sistema híbrido

O conceito de aliar home office à rotina presencial caiu bem. Entretanto, a prática não se mostrou tão simples

Por Cilene Pereira Atualizado em 4 jun 2024, 12h30 - Publicado em 26 dez 2021, 08h00

O segundo ano da pandemia seguiu tomado por alívio e ansiedade para quem em 2020 foi obrigado a aprender como trabalhar isolado em casa. O tal novo normal sobre o qual tanto se falou nos primeiros meses da pandemia, com previsões de fim dos locais presenciais de trabalho, cidades sem trânsito, vida profissional tocada a distância, não se concretizou. Pelo contrário, o que se viu foram iniciativas de retomada buscando modelos próximos, embora não iguais, ao que existia antes da chegada do coronavírus. Em vez de novo normal, o mantra no mercado em 2021 foi o sistema híbrido.

O conceito caiu bem. Ganhos obtidos com o home offi­ce seriam garantidos ao mesmo tempo que a flexibilidade para comparecer às sedes presenciais soaram interessantes. Entretanto, a prática não se mostrou tão simples. Do lado das empresas, a apreensão com a segurança digital, o gerenciamento de equipes formadas por pessoas de lugares geograficamente separados, a questão da exigência do passaporte vacinal e a manutenção da coesão dos times em trabalho híbrido surgiram como preocupações ainda sem resposta, levando a adiamentos e mudanças de planos em relação aos esquemas a ser implantados. Da parte dos empregados, o medo do contágio e a resistência à volta ao regime antigo, das 8 às 17 horas no escritório, despontaram como entraves. Em Nova York, nos Estados Unidos, uma pesquisa feita pela NYC Partnership mostrou que, no fim de outubro, apenas 8% dos funcionários de escritórios de Manhattan estavam em trabalho presencial todos os dias da semana, 10% compareciam quatro dias, 12%, três dias, e 8%, um dia, enquanto 54% se mantinham em casa em tempo integral. No Brasil, um levantamento realizado pela Faculdade de Economia da USP com funcionários em cargos de chefia revelou que 86% dos entrevistados disseram ter condições de trabalhar de forma remota. Não há dúvida: vivemos novos tempos desafiadores.

Publicado em VEJA de 29 de dezembro de 2021, edição nº 2770

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.