Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mercado sobe inflação para este ano, segundo Focus

Após alta do IPCA divulgada na última semana, a previsão dos economistas do mercado financeiro para 2017 subiu a 3,50%, a quarta alta consecutiva

Por Da redação
Atualizado em 14 ago 2017, 09h54 - Publicado em 14 ago 2017, 09h36

As expectativas de inflação dos economistas do mercado financeiro para este ano subiram ligeiramente, de 3,45% para 3,50%. É a quarta semana consecutiva de alta nesta previsão, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira. Nos dois casos, as contas continuaram abaixo do piso da meta oficial de inflação, de 4,5% – que tem margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Em julho, o reajuste dos preços voltou a ganhar algum impulso, mas ainda dando conforto para que o Banco Central continue no seu caminho de redução dos juros básicos. O IPCA subiu 0,24% no mês passado, acima do esperado e puxado pelos preços maiores de energia elétrica e dos combustíveis, segundo divulgou o IBGE na última semana. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 2,71%.

Outra indicação no Focus desta semana é a de que o mercado passou a considerar que o BC manterá o ritmo de corte dos juros básicos no próximo mês, em meio ao cenário de inflação e atividade econômica fracas.

O levantamento, que ouve cerca de uma centena de economistas todas as semanas, mostrou que a Selic deve ir a 8,25%  em setembro, sobre 8,38% esperados até então, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. A mediana das expectativas continuou mostrando que a taxa de juros fechará este ano a 7,50%, patamar que deve permanecer até o fim de 2018.

Atividade

Para a atividade econômica, os economistas mantiveram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano a 0,34%, depois de dois anos seguidos de recessão, e a 2% em 2018. No entanto, passaram a ver melhor desempenho para a produção industrial, com expansão de 1,03% neste ano, ante 0,81% antes. Para 2018, no entanto, as contas recuaram um pouco, com crescimento esperado de 2,01%, frente a 2,06%.

(Com Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.