Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Planejamento revisa resultado do PIB para expansão de 3% em 2023

Projeção é maior que os 2,3% contidos no Orçamento, enviado na quinta ao Congresso; otimismo é puxado pelos dados de demanda

Por Pedro Gil Atualizado em 1 set 2023, 12h08 - Publicado em 1 set 2023, 10h33

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou expansão de 0,9%. O resultado surpreendeu analistas, que estimavam um avanço bem mais tímido, de 0,2%, e deve motivar uma série de revisões nas estimativas para o crescimento da economia em 2023. Quem puxa a fila desse movimento é o próprio governo brasileiro. Em relatório divulgado nesta sexta-feira, 1º, o Ministério do Planejamento estima o PIB de 2023 em 3%. O dado é maior que os 2,3% contidos no Projeto de Lei Orçamentária Anual, enviado na véspera ao Congresso Nacional.

No relatório, o Planejamento afirma que o forte crescimento no começo deste ano mostra que, mesmo se não houver elevação da atividade para os outros trimestres do segundo semestre de 2023, o PIB brasileiro vai crescer 3%. “Em suma, o resultado do PIB do segundo trimestre de 2023 foi elevado e superou significativamente a projeção de mercado”, diz a pasta. “Deve-se destacar que houve crescimento de todos os setores da indústria e dos serviços e observa-se elevação de todos os componentes da demanda, algo que não ocorria desde 2010”, completa.

A alta do segundo trimestre é explicada, sob a ótica da produção, pelo bom desempenho da indústria (0,9%) e dos serviços (0,6%). Como as atividades de serviços respondem por cerca de 70% da economia do país, o resultado do setor influencia ainda mais a expansão do PIB. Sob a ótica da demanda, o destaque fica pelo consumo das famílias, que cresceu 0,9%. É a maior alta desde o mesmo período do ano passado (1,6%).

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.