Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Ministério Público abre investigação sobre vazamento de dados da Stone

Há duas semanas, empresa de pagamentos confirmou ter sofrido um ciberataque com vazamento de informações e chantagem

Por Redação
7 nov 2018, 17h58

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu nesta terça-feira investigação para acompanhar as consequências do vazamento de dados da Stone, empresa de meios de pagamento.

Há duas semanas, a Stone enviou um informe para a SEC, Comissão de Valores Mobiliários americana, dizendo que havia sofrido um ciberataque com vazamento de informações e chantagem.

“Em 23 de outubro de 2018, percebemos que um indivíduo ou indivíduos divulgaram partes de códigos-fonte não materiais do software usado no sistema PSP Pagar.me e na plataforma Stone Pagamentos. […] Conectado à publicação inicial, recebemos a demanda por dinheiro e continuamos a receber essas demandas para evitar uma divulgação adicional”, afirmava a nota.

No documento, o promotor de Justiça Frederico Meinberg Ceroy afirmou que é responsabilidade do MPDT incentivar a proteção de dados pessoais, bem como levar a população, empresas e órgãos públicos o conhecimento de normas e políticas a respeito do assunto.

Continua após a publicidade

Ainda segundo ele, o órgão deve “recomendar, diante da gravidade do incidente de segurança, ao responsável pelo tratamento dos dados a adoção de outras providências”. Ele cita como medidas a comunicação aos titulares e a ampla divulgação do fato em meios de comunicação para reverter ou mitigar os possíveis efeitos do incidente.

Com a autuação, a empresa de pagamentos será requisitada a prestar mais informações sobre o vazamento.

Procurado por VEJA, a Stone informou que não foi formalmente notificada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. “Gostaríamos de esclarecer que não há indícios de nenhum acesso, divulgação ou utilização de dados, informações pessoais de nossos clientes ou qualquer tipo de acesso à nossa infraestrutura ou efeito em nossas operações. Não temos nenhuma evidência de que foram acessados códigos-fonte materiais ou que tenha havido qualquer invasão a nossos sistemas”, informa a empresa em nota

A Stone diz ainda que fez o comunicado ao mercado e às autoridades competentes. “Tão logo a companhia seja notificada formalmente sobre a investigação do MPDFT, será do nosso melhor interesse apresentar informações sobre o incidente.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.