Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS

“Não é convocar, é conquistar”: o segredo das empresas para levar times de volta ao escritório

Relatório da multinacional Sodexo traz as três tendências que estão mudando o jeito de trabalhar (e de querer voltar ao presencial)

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 out 2025, 11h46 - Publicado em 17 out 2025, 09h52

A volta ao trabalho presencial é uma realidade tão verdadeira quanto a crise de engajamento por que as empresas atravessam. Promovido, em grande parte, de forma deliberada e autoritária, o retorno dos funcionários aos escritórios tem sido mais fruto de imposição do que da vontade dos profissionais.

Não é de se espantar que as empresas americanas tenham gasto 900 bilhões de dólares em 2024 para substituir funcionários que pediram demissão em 2023. A previsão é que essa despesa cresça neste ano, segundo relatório divulgado pela multinacional Sodexo.

Com base em extensas pesquisas e estatísticas sobre o mundo do trabalho, o documento indica que não se resolve a volta ao presencial apenas convocando as pessoas aos escritórios. A disputa por talentos passa por transformar a ida ao escritório em experiência agradável. É muito menos convocar e, sim, conquistar, a presença das pessoas.

Como explica Danielle Totti,  vice-presidente Estratégia, Marketing, Comercial e Performance da Sodexo, a VEJA, os ambientes de trabalho são experiências. “O desafio é torná-las efetivas, de forma que a pessoa prefira ir ao escritório”, diz. Nesse sentido, a Sodexo aponta para grandes tendências que estão redesenhando o trabalho:

Flexibilidade e conveniência

O trabalho precisa se adaptar ao dia das pessoas. Horários e modelo híbrido mais flexíveis, e serviços que facilitem a vida no escritório (café da manhã, minimercado, espaço que vira evento, comida para levar).

Continua após a publicidade

A oferta de alimentação é central para conquistar as pessoas. A Sodexo mapeou 11 momentos de alimentação ao longo do dia: do café da manhã ao “lanchinho de energia”, da indulgência da tarde a opções para levar para casa no fim do expediente. “Não é mais um restaurante que as pessoas precisam. É solução para todos esses momentos”, diz Totti.

O dado que salta aos olhos: 17% dos colaboradores iriam mais ao escritório se a alimentação fosse gratuita ou subsidiada. “Quando implementamos, a frequência sobe. Gente que poderia ir dois dias passa a querer ir porque sabe que vai comer bem e conviver”, diz a executiva.

Bem-estar personalizado

A busca por bem-estar ganhou um novo significado dentro das empresas. Segundo a VP da Sodexo, a tendência é oferecer “comida saudável que dá vontade”, com informações claras sobre caloria, sódio e ferro, além de opções veganas e sem lactose. “Na Europa, 30% do cardápio já é plant-based. No Brasil, é uma tendência em aceleração”, afirma.

Continua após a publicidade

Para ela, a mensagem é clara: “As pessoas pedem cardápio com informação nutricional. Querem decidir se aquela caloria ‘vale a pena’. Bem-estar cresceu de importância  rápido.”

A executiva destaca ainda que o cuidado com a saúde mental entrou definitivamente no pacote de benefícios desejados, com acesso a psicólogos e pausas mais leves. Ela aponta essa ação como fundamental para combater o chamado presenteísmo: quando os funcionários estão presentes no escritório mas não produzem porque estão desmotivados, exaustos ou doentes. “Quando aumentamos o ‘estar presente de verdade’, a produtividade dispara e o retorno do investimento vem.”

Impacto com participação

A nova geração não se satisfaz mais com discurso bonito. Quer ver as atitudes das empresas e participar das decisões. “Não é a empresa entregando tudo pronta. É um ecossistema criando soluções. Isso alimenta o motor do engajamento.”

Continua após a publicidade

Essa mudança pede coerência entre fala e prática. Sustentabilidade, por exemplo, precisa aparecer no dia a dia, no uso de produtos biodegradáveis na limpeza, no aproveitamento completo dos alimentos e em ações simples que mostram cuidado com o meio ambiente.

A Sodexo também apostou na cocriação ao reformar seu escritório em Porto Alegre, que serve como vitrine das novas tendências. Os times de marketing, RH, sustentabilidade e arquitetura decidiram juntos o nome, o layout e os espaços do local. Isso fez com que os funcionários se sentissem parte da construção e tivessem orgulho do resultado, diz a executiva.

A horta urbana do escritório fornece verduras para as refeições e virou um símbolo para os colaboradores. “Para engajar, às vezes o simples é muito efetivo”, diz Totti.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

O mercado não espera — e você também não pode!
Com a Veja Negócios Digital , você tem acesso imediato às tendências, análises, estratégias e bastidores que movem a economia e os grandes negócios.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.