Novas regras do Pix podem cancelar 8 milhões de chaves com CPF irregular. Entenda
Confira quais são as situações de irregularidade de CPF que resultam em cancelamento da chave Pix, segundo as regras divulgadas pelo Banco Central

As novas regras do Pix devem afetar cerca de 8 milhões de chaves ligadas a CPFs que apresentam inconsistências cadastrais, o que corresponde a somente 1% do total de pessoas que têm Pix. A informação sobre o impacto foi divulgada nesta quinta-feira 6 pelo chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central (BC), Breno Lobo.
Nesta quinta-feira, o BC divulgou que vai excluir chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular na Receita Federal. Segundo o BC, dos 836 milhões de chaves Pix cadastradas, 796 milhões pertencem a pessoas físicas. Deste total, 99% estão em situação regular, enquanto 1% – cerca de 8 milhões – estão irregulares. Entre os problemas mais frequentes, a divergências na grafia dos nomes lideram a lista, segundo o BC.
Além de garantir mais segurança ao sistema de pagamentos instantâneos, a medida ajudará a corrigir falhas cadastrais que também afetam a regularização do CPF na Receita Federal. Mesmo antes da mudança, dados inconsistentes ligados ao CPF já geravam bloqueios em benefícios sociais, como o Bolsa Família, além de impedir acesso a serviços bancários e dificultar as transações financeiras.
Além das inconsistências com a grafia de nomes, o Banco Central também identificou irregularidades envolvendo CPFs de pessoas falecidas que ainda constam nas bases de dados dos bancos. De acordo com o BC, essas falhas cadastrais são um problema, pois esses CPFs têm sido utilizados para fraudes.
O diretor do BC ressaltou que a medida não tem foco em questões fiscais, mas sim na correção de erros e inconsistências cadastrais. A regularização do CPF deve ser feita diretamente na Receita Federal. No caso de beneficiários do Bolsa Família, o sistema do programa reconhece automaticamente a atualização, garantindo a liberação dos pagamentos após a correção dos dados.
Confira quais são as situações de irregularidade de CPF que resultam em cancelamento da chave Pix:
CPF suspenso: Ocorre quando há inconsistências cadastrais, como dados incorretos ou falta de atualização;
CPF cancelado: Pode acontecer se o CPF estiver suspenso por mais de cinci anos, se houver mais de um CPF para a mesma pessoa, por erro administrativo ou por decisão judicial;
CPF com titular falecido: quando o titular do documento faleceu e o foi dada baixa no documento;
CPF nulo: quando o número informado do CPF está incorreto, não existe ou é uma fraude.
(Com Agência Brasil)